Notícias

Projeto aprovado em edital de inovação inglês vai melhorar a vida de idosos

Empresa mineira teve o apoio da FIEMG para viabilizar o financiamento via cooperação internacional

Um projeto da empresa mineira Empreendimentos Digitais foi aprovado em edital de inovação inglês, com o apoio da FIEMG. O CitiZen: Connecting cities to citizens (conectando cidades a cidadãos) vai criar um assistente virtual, comandado por voz, para auxiliar pessoas idosas.

A ferramenta será capaz de conectar o idoso à cidade, através da interação com diversos serviços de saúde, mobilidade urbana, utilidade pública e entretenimento. “Foi na FIEMG que conhecemos tanto a oportunidade quanto a empresa britânica com a qual firmamos essa sólida e vencedora parceria”, diz o fundador da empresa, Daniel Carvalho Melo.

A ideia é reduzir a vulnerabilidade, a exclusão digital e o isolamento sofrido por grande parte da população idosa, sobretudo os mais frágeis, por meio da intensa aplicação de inovação tecnológica, amparada pela pesquisa científica.

O prazo de execução do projeto é de 24 meses e será financiado pelo fundo Brazil-UK Collaborative Research & Development Programme 2016. O Edital tem o objetivo de promover a inovação para criação de cidades inteligentes, em países parceiros do Reino Unido, que promovam o desenvolvimento sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

As empresas MedLogic e a Inavya lideraram a criação de um consórcio, composto ainda, pelo CPqD - um instituto brasileiro de pesquisa e desenvolvimento, com mais de 1,2 mil profissionais, em Campinas - a Future Cities Catapult: aceleradora britânica especializada em inovações para cidades inteligentes e ainda a Space Syntax, empresa britânica especializada em soluções para planejamento urbano que atua em dezenas de países.

O MedLogic é uma plataforma especializada na atenção à idosos, a ampliar sua autonomia e independência, ao mesmo tempo que reduz custos assistenciais. Já a britânica Inavya é composta por Phds especializados em Big Data e inteligência artificial. A empresa que criou o AVATR: uma identidade digital que reúne diversas informações pessoais e de redes sociais em um único e seguro perfil.

“A conquista expressa a ampliação da maturidade de uma das startups do ecossistema mineiro, capaz de responder com êxito a um edital como esse, que demandou estabelecer alianças complexas envolvendo o Poder Público e Privado, do Brasil e Reino Unido, em prol de um objetivo comum e amplo benefício à população idosa”, diz a analista de negócios da FIEMG Júlia Lages de Abreu.

Além da FIEMG, as empresas são apoiadas pela, Newton Fund, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. Promover a cultura é para todos

    Leia

  3. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem analisa demandas com a administração municipal e o legislativo

    Leia

  5. Parque Aquático do SESI é inaugurado em Juiz de Fora

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia