Notícias

Projetos mineiros são selecionados para mostra nacional do INOVA SENAI

Foram escolhidos quatro projetos desenvolvidos por alunos com a orientação do SENAI

O INOVA SENAI 2018 divulgou os projetos selecionados que irão participar da mostra presencial do projeto, que acontece em Brasília, entre os dias 03 e 07 de julho deste ano. A ação é direcionada aos alunos, ex-alunos, técnicos e docentes da instituição e voltada à captação de projetos, processos e serviços inovadores que estejam alinhados com a necessidade da indústria e que tenham sido desenvolvidos dentro de suas unidades espalhadas por todo o estado.

No total, foram 310 projetos inscritos por 23 estados em três categorias – Processo Inovador, Produto Inovador e Game Saga SENAI de Inovação. As premiações variam de visitas técnicas à unidades do SENAI, impressoras 3D multifuncionais até R$ 200 mil.

Desse montante, 50 projetos foram aprovados, sendo que 25 participam da mostra presencial na capital federal e a outra metade será demonstrada virtualmente. O SENAI/MG conseguiu aprovar quatro projetos, sendo três para a mostra presencial e um para a mostra virtual.

Os times dos projetos terão o período de 06/04 até 30/06 para aperfeiçoarem seus modelos de negócios e protótipos para a mostra nacional. Durante esse processo, os integrantes dos projetos passarão por uma capacitação em empreendedorismo e Inovação, além de uma mentoria individual realizada por especialistas em inovação, indicados pelo SENAI.

Conheça os projetos

Unidade - Timóteo CFP Luciano José de Araújo
Projeto - SUPORTE MÓVEL PARA ESMERILHADEIRA - Com o intuito de preservar a integridade física do operador e aumentar a produtividade deste setor, foi elaborado um suporte móvel de apoio para esmerilhadeira, onde um balancim de carga compensa o peso da máquina fazendo com que o operador tenha somente o trabalho de movimentar o equipamento horizontalmente sobre a peça a ser esmerilhada.

Unidade - São João del Rei CFP Sílvio Assunção Teixeira
Projeto - SISTEMA AUTOBLOCÁVEL DE SERRAGEM - A solução consiste em desenvolver tijolos no modelo de blocos encaixáveis, produzidos a partir deste rejeito (serragem). Esta serragem será misturada a uma substância aglomerante que irá fornecer a propriedade de resistência mecânica necessária ao tijolo.

Unidade - Ubá CFP José Alencar Gomes da Silva
Projeto - MICCA - MESA PARA INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS - O projeto é destinado a auxiliar crianças com autismo e incluí-los em uma sociedade que se preocupa cada vez mais em respeitar as diferenças. Devido a carência de materiais pedagógicos específicos para este público desenvolvemos uma mesa que auxilia na interação do autista com seus cuidadores, sejam professores, pais ou profissionais da saúde. Através de figuras e um sistema elétrico que emite som e luz o autista pode se comunicar selecionando sua necessidade e se comunicando com seu cuidador. O móvel possui formas curvas que tornou o produto visualmente atraente para qualquer criança usar.

Unidade - Timóteo CFP Luciano José de Araújo
Projeto - AUTUS SYSTEM - O Autus System é um sistema automatizado de irrigação, onde utilizamos um sistema de captação de água da chuva e que a água captada passará por um eliminador de impurezas e será armazenada num tanque de 5000 litros para abastecer uma determinada área com irrigação. Ainda, a água captada será ligada a uma válvula reguladora de vazão juntamente com a água da distribuidora controlada também por uma válvula. Essa água será direcionada à uma outra válvula controlada por um painel onde estará ligado um sensor de umidade do solo, que vai dizer ao sistema se as plantas estão ou não necessitando de água e então liberar ou não a sua passagem. E todo esse sistema será alimentado por um sistema de energia fotovoltaica gerando ainda mais economia.

Últimas notícias

  1. SME entrega prêmios aos mais inovadores trabalhos de engenharia

    Leia

  2. FIEMG Jovem recebe Rodrigo Pacheco

    Leia

  3. FIEMG apoia a realização do .Futuro | Rio

    Leia

  4. SINDIMEI inaugura o auditório de sua nova sede

    Leia

  5. A Visita da Velha Senhora

    Leia

  6. FIEMG leva missão comercial à Feira Expomin 2018 no Chile

    Leia

  7. Licença social como caminho para a sustentabilidade

    Leia

  8. Rota Global promove interação entre empresas brasileiras e executivos da Suíça

    Leia