Notícias

Reunião do Conselho de Tecnologia e Inovação assiste à palestra de economia

Economistas da FIEMG avaliam que recuperação da economia está se consolidando, mas será longa

O Conselho de Tecnologia e Inovação do Sistema FIEMG, presidido por Valentino Rizzioli, recebeu em sua reunião do dia 19/12 o superintendente de Ambiente de Negócios da FIEMG, Guilherme Leão; e o economista da entidade, Paulo Casaca. Eles apresentaram uma análise da conjuntura econômica do país, a qual, segundo Leão, permite um otimismo moderado. “Estamos vendo a consolidação da recuperação da economia brasileira”, analisou Leão, que também sugeriu ao grupo que trouxesse para discussão o tema “indústria 4.0”.

Guilherme Leão listou as causas que levaram o país à crise. Entre elas, o excesso de intervenção do governo na economia, a expansão abusiva dos gastos públicos, a falta de transparência da gestão pública e privilégios fiscais para setores específicos. O resultado foi inflação, endividamento das famílias e empresas e 14 milhões de desempregados. “Mas a recuperação começou no último trimestre de 2016”, disse.

A recessão ajudou a empurrar a inflação para baixo (a velocidade do reajuste de preços diminuiu). O nível de desemprego começou a cair e a queda da inflação aumentou a renda das famílias. Isso, avaliou Leão, repercutiu na confiança do empresariado e do consumidor, que volta a comprar, trazendo efeitos positivos para a indústria. “O movimento de recuperação da economia é claro e consistente. A indústria de transformação, porém, se encontra no patamar de 2003. Encolheu mais de 20% nos últimos quatro anos. A recuperação será lenta”, avaliou o economista, que prevê para 2018 um crescimento de 2,6% do PIB.

Últimas notícias

  1. Um passaporte perdido e uma medalha de ouro

    Leia

  2. Ministro debate Reforma da Previdência na FIEMG

    Leia

  3. FIEMG recebe Ministro da Secretaria de Governo

    Leia

  4. FIEMG prepara participação no Fórum Mundial da Água 2018

    Leia

  5. Museu de Artes e Ofícios oferece programação de férias

    Leia

  6. Campanha da FIEMG alerta para importância da contribuição sindical

    Leia

  7. Instituto de Alimentos e Bebidas do CIT SENAI FIEMG fará análises do queijo Canastra

    Leia

  8. Pequenas empresas e startups participarão da recuperação do Rio Doce

    Leia