Notícias

SESI MG vai conduzir trabalho pioneiro em Ergonomia

Solução inovadora passará por projeto-piloto e depois será replicada em outras Federações

Uma equipe da Instituição Holandesa TNO veio a Minas para dar início a um trabalho de parceria com SESI MG através do Centro de Referência em Ergonomia. A instituição TNO tem a missão de conectar as pessoas e o conhecimento para criar inovações que promovam a força competitiva sustentável da indústria e do bem-estar da sociedade. 

O grupo, que chegou no dia 29/5 e ficou até 2/6, veio apresentar uma metodologia “5 Steps” utilizada nas industrias holandesas. Junto com a equipe de 13 ergonomistas fizeram a cocriação do método baseando-se na realidade das indústrias brasileiras.

A gerente do Centro de Referência em Ergonomia do SESI Minas, Carla Sirqueira, explicou que há diferenças nas maneiras de se “ver” a ergonomia aqui e no país europeu. “No Brasil, a ergonomia ainda é muito vista sob o ponto de vista legal e como possibilidade de atuação apenas na diminuição do absenteísmo por doenças osteomusculares. Na Europa, há um entendimento da necessidade da ergonomia na concepção dos processo e postos de trabalho. Ou seja, antever os problemas ergonômicos antes de expor os trabalhadores ao risco, além de aplicar os conceitos da ergonomia para aumento da produtividade”, comparou.

A nova solução em ergonomia será aplicada em um projeto-piloto na empresa de transporte ferroviário MRS Logística. Essa metodologia, futuramente, será replicada pelo Sesi de outras Federações, depois de ser adaptada à realidade brasileira. O projeto seguirá até dezembro, com a fase piloto na MRS em Setembro. Este é apenas a primeira iniciativa. O Sesi MG vai desenvolver mais dois projetos, em parceria com o SESI Nacional. “Minas é o centro de referência nacional do SESI em Ergonomia. Temos aqui equipamentos de última geração para análise de movimentos e uma equipe de alta performance.” contou Carla Sirqueira.

O gerente de Segurança e Saúde para a Indústria, Alfredo Santana, relatou a importância de se ter um Centro de Referência para soluções inovadoras que atenda as necessidades da indústria, indo além do  cumprimento da legislação. “E ainda cumprimos o nosso papel de sermos essenciais para as indústriasno  desenvolvimento de soluções técnicas  de qualidade. Muito nos orgulha sermos ponto focal e de referência para os demais Departamentos Regionais do SESI no Brasil”, disse Santana.

 

20170531_153639.jpg  SJJ_6491.JPG

Últimas notícias

  1. CIT SENAI FIEMG recebe a visita de Sérgio Mascarenhas

    Leia

  2. SESI e SENAI ampliam programa de educação

    Leia

  3. FIEMG realiza workshop tributário em Santo Antônio do Monte

    Leia

  4. 19ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho em Governador Valadares

    Leia

  5. Abertas as inscrições para a 1 Edição do Festival Curtas Fashion

    Leia

  6. 11º Seminário Internacional de Sustentabilidade

    Leia

  7. Seminário em Nanuque e Teófilo Otoni mostra como a energia fotovoltaica pode reduzir custos nas empresas

    Leia

  8. FIEMG promove degustação dirigida de queijos e cervejas artesanais no Minas Láctea 2017

    Leia