Notícias

SINDIEXTRA e Feam promovem seminário para debater gestão de barragens

Evento terá presença de especialistas internacionais, empresários e autoridade legais

Especialistas brasileiros e internacionais, representantes de órgãos fiscalizadores e do setor acadêmico e empresários discutem nos dias 24 e 25/01, durante o I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens, em Belo Horizonte, avanços e desafios do setor. O evento acontecerá no auditório do CREA-MG, e está sendo promovido pelo Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o SINDIEXTRA

Ao longo dos dois dias serão ministradas palestras sobre construção e operação de barragens, realizadas apresentações de equipamentos e tecnologias para disposição de rejeitos e exposições de técnicas para monitoramento e controle de barragens. Os temas serão divididos em três painéis. 

No primeiro dia do evento, serão debatidos os avanços e desafios na gestão de barragens na visão dos órgãos de fiscalização. Esse painel terá presença de representantes de órgãos fiscalizadores, a exemplo da Feam e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). 

O Painel 2 discutirá a implementação de novas tecnologias para a gestão dos barramentos. Durante as palestras, técnicos e gestores de empresas mineiras que trabalham com barragens irão falar sobre o sistema integrado de gestão de riscos geotécnicos. A gestão de informação para realização de obras, monitoramento, atendimento legal e operação de barragens também será discutida. Uma apresentação sobre a aplicação de microssísmica e geofísica na avaliação de segurança de barragens de contenção de rejeitos fechará os trabalhos do primeiro dia de debates. 

Já no segundo dia, será abordada, no Painel 3, a experiência da Holanda em tecnologia para a gestão de barragens. Representantes de empresas holandesas que trabalham com esse tipo de estrutura falarão sobre suas experiências no monitoramento, modelagem e processamento de dados, avaliação de riscos e tomada de decisão, disposição de rejeitos, dragagem e desaguamento. 

 

I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens

Data: 24 e 25 de janeiro,

Horário: 9h às 17h

Local: CREA-MG – auditório do subsolo, Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho

 

Últimas notícias

  1. ICEI mostra empresários mineiros confiantes no início de 2018

    Leia

  2. Modernização da legislação trabalhista traz avanços

    Leia

  3. Projeto Siderurgia Sustentável em pauta na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem tem propostas para agilidade na concessão de alvarás

    Leia

  5. SENAI-MG adota medidas para elevar nº de matrículas

    Leia

  6. FIEMG realiza treinamento para funcionários da AMG Mineração

    Leia

  7. Startup do FIEMG Lab promove evento sobre gerenciamento de resíduos

    Leia

  8. Conselho de Assuntos Tributários discute questões fiscais da exportação

    Leia