Notícias

Seminário mostra como energia fotovoltaica pode reduzir custos de empresas

Evento faz parte de uma série de ações definidas em um acordo firmado entre a FIEMG, Sebrae e a Sedectes

O Programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais será apresentado, no dia 26/05, para empresários de Pirapora e região. O objetivo é capacitar empresas que almejam instalar painéis fotovoltaicos em seus empreendimentos, para geração de energia solar. O programa é uma iniciativa do Sebrae, Governo de Minas e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e será apresentado durante o Seminário de Energia Fotovoltaica

A energia fotovoltaica é aquela obtida pela conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica (fundamental neste processo de conversão) um dispositivo fabricado com material semicondutor. 

Quem já utiliza esse tipo de energia comemora os resultados. É o caso do empresário Marcelo Ribeiro Felisberto, proprietário do tradicional Hotel Canoeiros, em Pirapora. "Começamos a usar a fotovoltaica em novembro de 2016. Conseguimos atingir nosso objetivo, que era reduzir em 80% a conta de energia. Além dessa economia, consideramos que o lado da contribuição para o meio ambiente também é muito importante", destaca. O Hotel Canoeiros tem capacidade para receber 250 pessoas. 

Os participantes do Seminário poderão tirar todas as dúvidas sobre o uso da energia durante o painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica, que vai contar com a presença do especialista no assunto, Rodrigo Sauaia - presidente da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. 

O evento faz parte de uma série de ações definidas em um acordo firmado entre o Sebrae, a FIEMG/Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em um Protocolo de Intenções, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do setor energético em Minas Gerais.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 38 3741 3390, ou na sede do Sebrae, que fica na rua Mato Grosso 410 - Centro, Pirapora.

Programação

8h: Recepção e Credenciamento

8h30: Abertura com pronunciamento do Sebrae, Governo de Minas e Fiemg

8h45: Painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica e casos de sucesso do norte de Minas Gerais, com Rodrigo Sauaia - Presidente da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

9h45: Oportunidades de Financiamento com bancos oficiais

10h30:  Apresentação do Programa de Energia Fotovoltaica

11h15: Visita guiada à Usina Fotovoltaica de Pirapora

 

Serviço:

Seminário de Energia Fotovoltaica

Data: 26 de maio

Local: Aciap- Rua Mato Grosso, 410 - Centro - Pirapora

 

Últimas notícias

  1. Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas estuda utilização de resíduos da indústria

    Leia

  2. Distrito Industrial de Araxá dá mais um passo importante no Projeto de Revitalização

    Leia

  3. SuperMinas 2017 traz as últimas novidades do varejo e oportunidades de negócios

    Leia

  4. SESI Música seleciona dez finalistas para cada categoria dentre os talentos da indústria

    Leia

  5. FIEMG repudia aumento de imposto

    Leia

  6. Prefeito de Uberaba visita a FIEMG

    Leia

  7. Tecnologia e Imaginação juntas no Dia das Crianças na Casa Fiat de Cultura

    Leia

  8. 11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

    Leia