Notícias

Seminário mostra como energia fotovoltaica pode reduzir custos de empresas

Evento faz parte de uma série de ações definidas em um acordo firmado entre a FIEMG, Sebrae e a Sedectes

O Programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais será apresentado, no dia 26/05, para empresários de Pirapora e região. O objetivo é capacitar empresas que almejam instalar painéis fotovoltaicos em seus empreendimentos, para geração de energia solar. O programa é uma iniciativa do Sebrae, Governo de Minas e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e será apresentado durante o Seminário de Energia Fotovoltaica

A energia fotovoltaica é aquela obtida pela conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica (fundamental neste processo de conversão) um dispositivo fabricado com material semicondutor. 

Quem já utiliza esse tipo de energia comemora os resultados. É o caso do empresário Marcelo Ribeiro Felisberto, proprietário do tradicional Hotel Canoeiros, em Pirapora. "Começamos a usar a fotovoltaica em novembro de 2016. Conseguimos atingir nosso objetivo, que era reduzir em 80% a conta de energia. Além dessa economia, consideramos que o lado da contribuição para o meio ambiente também é muito importante", destaca. O Hotel Canoeiros tem capacidade para receber 250 pessoas. 

Os participantes do Seminário poderão tirar todas as dúvidas sobre o uso da energia durante o painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica, que vai contar com a presença do especialista no assunto, Rodrigo Sauaia - presidente da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. 

O evento faz parte de uma série de ações definidas em um acordo firmado entre o Sebrae, a FIEMG/Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em um Protocolo de Intenções, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do setor energético em Minas Gerais.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 38 3741 3390, ou na sede do Sebrae, que fica na rua Mato Grosso 410 - Centro, Pirapora.

Programação

8h: Recepção e Credenciamento

8h30: Abertura com pronunciamento do Sebrae, Governo de Minas e Fiemg

8h45: Painel de tendências e oportunidades para geração de energia fotovoltaica e casos de sucesso do norte de Minas Gerais, com Rodrigo Sauaia - Presidente da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

9h45: Oportunidades de Financiamento com bancos oficiais

10h30:  Apresentação do Programa de Energia Fotovoltaica

11h15: Visita guiada à Usina Fotovoltaica de Pirapora

 

Serviço:

Seminário de Energia Fotovoltaica

Data: 26 de maio

Local: Aciap- Rua Mato Grosso, 410 - Centro - Pirapora

 

Últimas notícias

  1. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  2. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  3. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  4. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  5. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  6. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  7. FIEMG participa da 58ª Exposição Estadual Agropecuária

    Leia

  8. Dia da Indústria 2018 presta homenagens e marca início de nova gestão na FIEMG

    Leia