Notícias

Seminário promovido pela FIEMG e Embrapii tem foco na inovação

Evento promoveu a aproximação entre empresas e setor público por meio de encontro de negócios

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) promoveram no dia 11/04, na sede da FIEMG, o seminário “Inovação e o Futuro da Indústria”, seguido de encontro de negócios. O evento colocou em discussão o modelo de apoio da Embrapii e de que maneira a instituição pode contribuir para intensificar a inovação no país.

A Embrapii foi criada em 2013 para estimular a inovação na indústria brasileira, atuando em parceria com institutos de pesquisa e universidades credenciadas. A organização dispõe de R$ 1,6 bilhão (recursos não-reembolsáveis) para serem aplicados, em seis anos, no desenvolvimento de projetos de inovação das empresas. “O grande diferencial do modelo é o compartilhamento de riscos com a empresa em uma fase do processo de inovação em que há grande índice de desistência por parte das indústrias, seja por falta de recursos ou por outros desafios”, salientou o diretor presidente da organização, Jorge Guimarães.

Atualmente, a Embrapii conta com 34 unidades credenciadas. A meta é chegar ao final do ano com 42, segundo Guimarães. O investimento aplicado no projeto de inovação é assegurado pela entidade, pela unidade credenciada e pela empresa, em partes iguais. “Incentivar a inovação nas indústrias é uma das prioridades da FIEMG”, afirmou o superintendente executivo de Relações Institucionais da entidade, Paulo Brant. Para a federação, projetos e parcerias para aproximar os setores científico/acadêmico e produtivo, transformando tecnologia em negócio, é estratégico para o desenvolvimento da indústria.

Fontes de financiamento para P&D e novas tecnologias para a indústria foram debatidas durante o seminário, com foco nos setores mecânico, automotivo, IoT (Internet of Things) e Smart Industry (Indústria Inteligente). Estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Leonardo Dias, o diretor presidente da Embrapii, Jorge Guimarães; o superintendente executivo de Relações Institucionais do Sistema FIEMG, Paulo Brant; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Crocco; o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, empresários e profissionais da área.

SJJ_5773.JPG

Últimas notícias

  1. Grupo Corpo, Marina Machado e Cia Candongas no Festival (em) Processo

    Leia

  2. Futuro da engenharia, futuro da indústria

    Leia

  3. O talentoso e premiado Marcos Caruso no palco do Teatro SESIMINAS

    Leia

  4. Programa Coaching para Líderes: as melhores práticas de liderança

    Leia

  5. 30 autores foram classificados para o Prêmio SESI de Literatura 2017

    Leia

  6. Palestrante em almoço da ADCE defende ética na gestão das empresas

    Leia

  7. Atuação Articulada muda cultura de sindicatos

    Leia

  8. FIEMG Lab apresenta startups que criaram soluções para sustentabilidade

    Leia