Notícias

Seminário promovido pela FIEMG e Embrapii tem foco na inovação

Evento promoveu a aproximação entre empresas e setor público por meio de encontro de negócios

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) promoveram no dia 11/04, na sede da FIEMG, o seminário “Inovação e o Futuro da Indústria”, seguido de encontro de negócios. O evento colocou em discussão o modelo de apoio da Embrapii e de que maneira a instituição pode contribuir para intensificar a inovação no país.

A Embrapii foi criada em 2013 para estimular a inovação na indústria brasileira, atuando em parceria com institutos de pesquisa e universidades credenciadas. A organização dispõe de R$ 1,6 bilhão (recursos não-reembolsáveis) para serem aplicados, em seis anos, no desenvolvimento de projetos de inovação das empresas. “O grande diferencial do modelo é o compartilhamento de riscos com a empresa em uma fase do processo de inovação em que há grande índice de desistência por parte das indústrias, seja por falta de recursos ou por outros desafios”, salientou o diretor presidente da organização, Jorge Guimarães.

Atualmente, a Embrapii conta com 34 unidades credenciadas. A meta é chegar ao final do ano com 42, segundo Guimarães. O investimento aplicado no projeto de inovação é assegurado pela entidade, pela unidade credenciada e pela empresa, em partes iguais. “Incentivar a inovação nas indústrias é uma das prioridades da FIEMG”, afirmou o superintendente executivo de Relações Institucionais da entidade, Paulo Brant. Para a federação, projetos e parcerias para aproximar os setores científico/acadêmico e produtivo, transformando tecnologia em negócio, é estratégico para o desenvolvimento da indústria.

Fontes de financiamento para P&D e novas tecnologias para a indústria foram debatidas durante o seminário, com foco nos setores mecânico, automotivo, IoT (Internet of Things) e Smart Industry (Indústria Inteligente). Estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Leonardo Dias, o diretor presidente da Embrapii, Jorge Guimarães; o superintendente executivo de Relações Institucionais do Sistema FIEMG, Paulo Brant; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Crocco; o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, empresários e profissionais da área.

SJJ_5773.JPG

Últimas notícias

  1. Indústria Mineira de olho no mercado japonês

    Leia

  2. “Dia do Rio”: Indústria tem tratamento específico

    Leia

  3. Inovação sem tamanho

    Leia

  4. Presidente do Sistema FIEMG recebe medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes

    Leia

  5. Padarias aposta​m​ na culinária europeia para conquistar clientes e vender mais

    Leia

  6. SENAI Modatec promove workshop para público ligado ao setor

    Leia

  7. Edital do FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é lançado

    Leia

  8. Bons negócios com a China

    Leia