Notícias

SIPROCIMG debate mudanças nas Leis do Trabalho

Gerente de Relações Trabalhistas da FIEMG, Verônica Álvares elogia alterações, mas aconselha cuidado ao adotá-las

As mudanças na Legislação Trabalhista foram o tema principal da Rodada de Palestras promovida pelo Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (SIPROCIMG), em 29/08, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. A gerente de Relações Trabalhistas da FIEMG, Verônica Álvares, falou sobre as principais questões e tirou as dúvidas dos participantes. O encontro foi conduzido pelo presidente do SIPROCIMG, Lúcio Silva. 

Verônica Álvares elogiou a modernização feita na lei, que a simplifica e privilegia a negociação entre trabalhadores e empregadores. Ela, porém, aconselhou responsabilidade ao se adotar o que há de positivo para o setor empresarial. Entre os pontos com que se deve ter cautela está o da terceirização. Verônica Álvares sugeriu que se avalie bem antes de se terceirizar setores inteiros. “Tem que ficar claro que não há subordinação do terceirizado à empresa contratante, entre outros cuidados”, alertou. 

A gerente também ressaltou a possibilidade de ocorrerem outras mudanças na legislação trabalhista, acarretadas pela polêmica causada por algumas alterações. Uma delas é a realizada na que rege o trabalho de gestantes e lactantes em ambientes insalubres. Hoje, só há a opção do afastamento. A proposta da nova lei é que em locais de alta insalubridade, a gestante ou lactante seja afastada. Em média e baixa insalubridade, o afastamento se dá por recomendação médica. “Os direitos que estão na Constituição não foram alterados. Caso os sindicatos não queiram negociar, prevalece o que está escrito nela”, ponderou.

Últimas notícias

  1. FIEMG lança Plano Regional de Atração de Investimentos em Divinópolis

    Leia

  2. Associativismo na mobilização social pela transparência

    Leia

  3. Fortalecendo o voluntariado empresarial

    Leia

  4. Setor Moveleiro de Ubá e região participa de ciclo de treinamentos e capacitações

    Leia

  5. Flávio Renegado e Orquestra de Câmara SESIMINAS abrem as celebrações da Semana da Consciência Negra

    Leia

  6. Afastamentos e benefícios previdenciários geram dúvidas quanto à obrigação de empresas

    Leia

  7. FIEMG apresenta caso de sucesso na busca pela eficiência

    Leia

  8. IEL e CNPq lançam programa para empresas que buscam soluções tecnológicas

    Leia