Notícias

SIPROCIMG debate mudanças nas Leis do Trabalho

Gerente de Relações Trabalhistas da FIEMG, Verônica Álvares elogia alterações, mas aconselha cuidado ao adotá-las

As mudanças na Legislação Trabalhista foram o tema principal da Rodada de Palestras promovida pelo Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (SIPROCIMG), em 29/08, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. A gerente de Relações Trabalhistas da FIEMG, Verônica Álvares, falou sobre as principais questões e tirou as dúvidas dos participantes. O encontro foi conduzido pelo presidente do SIPROCIMG, Lúcio Silva. 

Verônica Álvares elogiou a modernização feita na lei, que a simplifica e privilegia a negociação entre trabalhadores e empregadores. Ela, porém, aconselhou responsabilidade ao se adotar o que há de positivo para o setor empresarial. Entre os pontos com que se deve ter cautela está o da terceirização. Verônica Álvares sugeriu que se avalie bem antes de se terceirizar setores inteiros. “Tem que ficar claro que não há subordinação do terceirizado à empresa contratante, entre outros cuidados”, alertou. 

A gerente também ressaltou a possibilidade de ocorrerem outras mudanças na legislação trabalhista, acarretadas pela polêmica causada por algumas alterações. Uma delas é a realizada na que rege o trabalho de gestantes e lactantes em ambientes insalubres. Hoje, só há a opção do afastamento. A proposta da nova lei é que em locais de alta insalubridade, a gestante ou lactante seja afastada. Em média e baixa insalubridade, o afastamento se dá por recomendação médica. “Os direitos que estão na Constituição não foram alterados. Caso os sindicatos não queiram negociar, prevalece o que está escrito nela”, ponderou.

Últimas notícias

  1. SENAI MG: inscrições para cursos técnicos prorrogadas até 29/01/2018

    Leia

  2. SINDIEXTRA e Feam promovem seminário para debater gestão de barragens

    Leia

  3. SESI participa da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

    Leia

  4. Boníssima promove corrida para estimular atitudes mais saudáveis

    Leia

  5. Em sua 21ª edição, Mostra de Cinema de Tiradentes exibe 102 filmes

    Leia

  6. Empresários iniciaram o ano confiantes, é o que mostra pesquisa da FIEMG

    Leia

  7. Postos de Saúde estarão abertos amanhã

    Leia

  8. FIEMG lança plano de investimentos na Regional Sul

    Leia