Notícias

Sistema FIEMG inaugura obras de ampliação e modernização da unidade SENAI em Cataguases

SENAI CFP “José Ignácio Peixoto” recebeu investimento de R$ 6,5 milhões

Educação para uma indústria competitiva. O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, esteve nesta segunda-feira, 09/10, em Cataguases, para a inauguração das obras de ampliação das instalações da unidade SENAI Centro de Formação Profissional José Ignácio Peixoto, no município da Zona da Mata. Fundada ainda na década de 50, a escola é uma das unidades da instituição mais antigas em funcionamento e para sua modernização recebeu cerca de R$ 6,5 milhões de investimentos.

As obras que tiveram duração de aproximadamente um ano tiveram como destaques a construção de uma biblioteca de 100 m²; de um galpão para a ampliação das oficinas de metalomecânica; do Laboratório de Instrumentação e Controle para atendimento ao curso de Mecatrônica e Automação, além do aumento das áreas dos laboratórios de informática, eletrônica, elétrica predial e industrial e construção e ampliação do número de salas de aula.

Atualmente, o SENAI atende o município e região com cursos Técnicos de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional nas áreas de metalomecânica, eletroeletrônica, informática, gestão, têxtil e vestuário.  Somente em neste ano, 906 alunos já concluíram algum curso nas diversas modalidades oferecidas pela escola.

De acordo com o gerente da unidade, Juarez Boari, com a execução do projeto de ampliação, reforma e modernização, o SENAI Cataguases otimizou os serviços prestados e ampliou o atendimento às indústrias da região em qualidade e agilidade. “Tivemos um acréscimo de 600 m² de área construída, totalizando 2.400m², e aumentamos nossa capacidade de atendimento de 750 para 1800 alunos por ano”, destaca Boari.

Segundo o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, o desenvolvimento de Cataguases e região passa pela educação. “O esforço empreendido em Cataguases faz parte de uma grande mobilização da entidade pela capacitação profissional e pela formação de mão de obra qualificada para a indústria mineira. Investindo em escolas e na educação é que construímos um futuro melhor de mais renda, desenvolvimento e competitividade,” destacou.

Já Newton Antônio Dutra, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Energia Elétrica e Empresas Prestadoras de Serviços no Setor Privado de Energia Elétrica (Sieel), pontuou que a modernização da unidade não é uma vitória apenas do setor industrial. “Todos saem ganhando com esta nova unidade – indústrias, alunos e a sociedade, pois, mais moderno, o SENAI presta cada vez mais serviços de excelência para a região, além de formar mão-de-obra especializada e geradora de renda”.

O vice-prefeito de Cataguases, João Batista Alves Lima, relembrou os tempos como aluno da instituição. “É uma honra poder participar da inauguração desta escola que participou efetivamente da minha formação. Entrei aqui aos 15 anos e, hoje, poder ver, como representante do poder público, essa nova estrutura, que é um belo presente para a nossa cidade, me enche de orgulho,” concluiu.

Galeria

Últimas notícias

  1. Setores da panificação e supermercadista confiantes na recuperação econômica do país

    Leia

  2. Dono da rede de escolas Chromos faz palestra em almoço da ADCE

    Leia

  3. Indústria apresenta oportunidades de negócios no Brasil a empresários dos Emirados Árabes

    Leia

  4. Fogos de artifício para Festa da Padroeira

    Leia

  5. ABIMAQ celebra oito décadas de atuação em benefício da indústria

    Leia

  6. Empresários do setor metalmecânico do Vale do Aço participam da Missão de Prospecção Comercial

    Leia

  7. FIEMG inicia terceira ação PROCOMPI do setor metalmecânico do Vale do Aço

    Leia

  8. Alunos do SENAI-MG competem na WorldSkills

    Leia