Notícias

Terceirização e tributos são temas de reunião do SIPROCIMG

Advogados do Sistema FIEMG explicam como mudanças vão afetar os segmento

As mudanças na lei que rege a terceirização e suas implicações tributárias foi o tema da reunião do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (SIPROCIMG). Realizado em 31/10, no SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte, o encontro teve como convidados os advogados do Sistema FIEMG Luciana Charbel de Almeida (Relações Trabalhistas) e Marcelo Malagoli (Assuntos Tributários). Eles explicaram como as alterações podem afetar o setor. “Essa reforma era uma bandeira do patronato que sempre encontrou, por desconhecimento, resistência entre os trabalhadores”, disse. 

Charbel explicou que as mudanças vieram para adequar a lei à realidade atual do trabalho na indústria. Quando foi criada a Lei Trabalhista, a produção era verticalizada, as empresas cuidavam do processo inteiro, da fabricação à logística. Hoje é horizontalizada, o processo é dividido por outras firmas contratadas. Ela ponderou que a terceirização não visa apenas à redução de custos, mas também o aumento da competitividade, por liberar a empresa para se dedicar a atividades estratégicas. “Hoje qualquer atividade pode ser terceirizada. Acabou a insegurança jurídica. Há vários mitos ligados à terceirização, como a que traz precarização e redução de direitos. Não é verdade. A FIEMG é contra a informalidade e desproteção do trabalho”, afirmou. 

Malagoli optou por uma breve explanação sobre a questão tributária que a nova lei da terceirização envolve. Por ter muitos detalhes, o que tomaria muito tempo, o advogado preferiu explicar linhas gerais sobre o tema, como a responsabilidade pelas retenções que a empresa deverá fazer. “Quem tiver mais dúvidas sobre o assunto pode nos procurar na FIEMG”, ressaltou.

Últimas notícias

  1. Museu de Artes e Ofícios celebra o aniversário de BH

    Leia

  2. SESI MG promoveu atrações na FNA

    Leia

  3. Cia. Caititu em “Calango deu! Os causos da Donazaninha”

    Leia

  4. Mais desenvolvimento para Cataguases

    Leia

  5. Conselho de Assuntos Metropolitanos se reúne na FIEMG

    Leia

  6. As melhores práticas de liderança

    Leia

  7. Palcos para grandes espetáculos

    Leia

  8. Alunos de processamento de carnes concluem curso

    Leia