Notícias

Alunos do programa Engenheiro Empreendedor desenvolvem projetos em parceria com o Sinduscarne

Tema dos projetos desenvolvidos no primeiro semestre do programa foi “Alimentos e Bebidas”

A primeira edição do programa Engenheiro Empreendedor em 2017 teve como tema central alimentos e bebidas. A ação finalizada no dia 13/06 apresentou dois projetos voltados para o setor da carne. Com o apoio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados e do Frio de Minas Gerais (Sinduscarne), os estudantes desenvolveram durante dois meses soluções inovadoras e tecnológicas para auxiliar as empresas do setor.

O programa possui 99 horas de capacitação distribuídas em oito semanas onde os alunos participaram de capacitações, mentorias técnicas com especialistas do SENAI e de negócios com empreendedores voluntários, palestras de temas como sensemaking e capital empreendedor, além de trabalhos supervisionados utilizando a estrutura e a equipe do Laboratório Aberto do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG.

O primeiro projeto foi o Smart Tag, etiqueta termo sensível, que acusa quando peças de carnes embaladas à vácuo ultrapassarem a temperatura de segurança de armazenagem, que é de 16ºC, garantindo ao consumidor final de que não houve má manipulação do produto até as gôndolas do varejo.

O segundo projeto é o Uclean, portal de sanitização e barreira sanitária para funcionários, garantindo a padronização e sanitização de 100% dos funcionários que adentram aos ambientes de produção.

O presidente do Sinduscarne, Leônidas Maciel, ressaltou que a indústria cárnea está em constante desenvolvimento e há uma grande necessidade de profissionais da área de engenharia para a criação de novos processos de inovação para o setor.

“É muito importante esse intercâmbio entre os novos engenheiros e o nosso segmento. Os engenheiros são peças fundamentais no processo de automação de nossas indústrias e isto é um passo relevante para o constante aumento da qualidade de nossos produtos oferecidos ao mercado,” pontuou.

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. Promover a cultura é para todos

    Leia

  3. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem analisa demandas com a administração municipal e o legislativo

    Leia

  5. Parque Aquático do SESI é inaugurado em Juiz de Fora

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia