Notícias

Capelinha discute o tema segurança e saúde no trabalho

Empresários locais recebem o projeto Rotas para o Futuro, do Sistema FIEMG

No dia 30/09, empresários de Capelinha e região debatem sobre segurança e saúde no trabalho. Eles recebem, no Galpão Cultural Maria Odete Sampaio (Praça de Esportes - Rua Arlindo José de Oliveira – Acácias), o projeto Rotas para o Futuro, realizado pelo Sistema FIEMG. O tema será apresentado pela especialista no assunto há 35 anos, Maria Inez Diniz de Medeiros. Ela irá tratar das normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com foco especial sobre a NR 12, que fala de máquinas e equipamentos. 

“Nosso objetivo é apoiar a indústria de Minas Gerais para entender e cumprir a legislação que rege a questão da saúde e segurança do trabalho, adequando-se, desta forma, às exigências dos órgãos normatizadores e fiscalizadores”, afirma o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior. Além da palestra, a Federação irá disponibilizar para os empresários uma cartilha com noções básicas sobre segurança e saúde no trabalho. O tema está ligado diretamente ao desenvolvimento das empresas industriais, público-alvo do Rotas para o Futuro. 

A proposta do projeto é apresentar as normas, ações, tendências e inovações em segurança e saúde no trabalho para os industriais. A FIEMG mostrará os problemas mais comuns a serem enfrentados, bem como possíveis soluções, ações e investimentos prioritários nessa área. 

A palestrante Maria Inez Diniz Medeiros ressalta a importância da iniciativa da FIEMG em envolver trabalhadores e industriais em debates do gênero. “A segurança e a saúde devem fazer parte dos objetivos da empresa e a prevenção deve integrar-se na sua gestão, utilizando-se de assessoria técnica especializada, quando necessária”, explica. Segundo ela, os custos dos acidentes do trabalho no Brasil são muito elevados para os empregadores e indiretamente para toda a sociedade. 

“Todos perdem com o acidente do trabalho, o empregado e sua família, a empresa, o governo e a sociedade. A prevenção proporciona postura ética e benefícios financeiros para o empregador, respeitabilidade e satisfação para os empregados, melhoria para os custos previdenciários e menos despesas para a sociedade”, conta a advogada. 

Rotas para o Futuro 

Em 2014, o Rotas para o Futuro chega à sua quarta edição. Realizado em parceria com o Sebrae-MG, e com apoio da VB Comunicação, o Projeto sensibiliza empresários industriais. A união de esforços das entidades possibilita a difusão das informações sobre o tema saúde e segurança do trabalho, mostrando às empresas de todas as regiões do estado a importância de observar o tema para o incremento de produtividade e retenção de talentos.

Veja também:

Falta de espaço impede avanço da indústria em Araguari 

Segurança e saúde no trabalho como investimento rentável

Rotas para o Futuro chega a Itaúna

‘Rotas para o Futuro’ mobiliza empresários em Teófilo Otoni  

Últimas notícias

  1. Exposibram: competitividade e tecnologia como desafios da mineração nos próximos 20 anos

    Leia

  2. Café empresarial: inovar para abrir novos mercados e ser mais competitivo

    Leia

  3. 11ª Primavera dos Museus no SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  4. Minascon | Construir Mais com Menos supera expectativa da organização e atrai grande público em Uberlândia

    Leia

  5. FIEMG lança Plano “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”

    Leia

  6. Minas Trend divulga desfiles da temporada Outono-Inverno/2018

    Leia

  7. FIEMG Lab conectado com o Reino Unido

    Leia

  8. Compradores estrangeiros chegam a Belo Horizonte para negócios na Exposibram 2017

    Leia