Notícias

Capelinha discute o tema segurança e saúde no trabalho

Empresários locais recebem o projeto Rotas para o Futuro, do Sistema FIEMG

No dia 30/09, empresários de Capelinha e região debatem sobre segurança e saúde no trabalho. Eles recebem, no Galpão Cultural Maria Odete Sampaio (Praça de Esportes - Rua Arlindo José de Oliveira – Acácias), o projeto Rotas para o Futuro, realizado pelo Sistema FIEMG. O tema será apresentado pela especialista no assunto há 35 anos, Maria Inez Diniz de Medeiros. Ela irá tratar das normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com foco especial sobre a NR 12, que fala de máquinas e equipamentos. 

“Nosso objetivo é apoiar a indústria de Minas Gerais para entender e cumprir a legislação que rege a questão da saúde e segurança do trabalho, adequando-se, desta forma, às exigências dos órgãos normatizadores e fiscalizadores”, afirma o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior. Além da palestra, a Federação irá disponibilizar para os empresários uma cartilha com noções básicas sobre segurança e saúde no trabalho. O tema está ligado diretamente ao desenvolvimento das empresas industriais, público-alvo do Rotas para o Futuro. 

A proposta do projeto é apresentar as normas, ações, tendências e inovações em segurança e saúde no trabalho para os industriais. A FIEMG mostrará os problemas mais comuns a serem enfrentados, bem como possíveis soluções, ações e investimentos prioritários nessa área. 

A palestrante Maria Inez Diniz Medeiros ressalta a importância da iniciativa da FIEMG em envolver trabalhadores e industriais em debates do gênero. “A segurança e a saúde devem fazer parte dos objetivos da empresa e a prevenção deve integrar-se na sua gestão, utilizando-se de assessoria técnica especializada, quando necessária”, explica. Segundo ela, os custos dos acidentes do trabalho no Brasil são muito elevados para os empregadores e indiretamente para toda a sociedade. 

“Todos perdem com o acidente do trabalho, o empregado e sua família, a empresa, o governo e a sociedade. A prevenção proporciona postura ética e benefícios financeiros para o empregador, respeitabilidade e satisfação para os empregados, melhoria para os custos previdenciários e menos despesas para a sociedade”, conta a advogada. 

Rotas para o Futuro 

Em 2014, o Rotas para o Futuro chega à sua quarta edição. Realizado em parceria com o Sebrae-MG, e com apoio da VB Comunicação, o Projeto sensibiliza empresários industriais. A união de esforços das entidades possibilita a difusão das informações sobre o tema saúde e segurança do trabalho, mostrando às empresas de todas as regiões do estado a importância de observar o tema para o incremento de produtividade e retenção de talentos.

Veja também:

Falta de espaço impede avanço da indústria em Araguari 

Segurança e saúde no trabalho como investimento rentável

Rotas para o Futuro chega a Itaúna

‘Rotas para o Futuro’ mobiliza empresários em Teófilo Otoni  

Últimas notícias

  1. CNI e FIEMG orientam coordenadores sindicais sobre alterações do Simples Nacional

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS no Teatro da Assembleia

    Leia

  3. Iniciativa para incentivar setor energético em pauta no Conselho do IEL

    Leia

  4. Conselho Regional SENAI discute tecnologia e educação

    Leia

  5. Érika Machado apresenta o show de música e cores SuperUltraMegaFluu

    Leia

  6. SINDVEL assina acordo de cooperação com Taiwan

    Leia

  7. Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria é lançado na FIEMG

    Leia

  8. FIEMG e Codemig apresentam plano de ação para distrito industrial de Betim

    Leia