Notícias

Conselho Regional SENAI discute tecnologia e educação

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies e projeto Estante Virtual foram temas centrais da reunião

A FIEMG foi sede do Conselho Regional do SENAI/MG, no dia 19 de abril. O encontro liderado pelo presidente da entidade, Olavo Machado Junior, teve como temas principais a apresentação da estrutura do Instituto de Inovação em Engenharia de Superfícies, localizado no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, e do projeto “Estante Virtual”.

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies (ISI) pesquisa a inovação em produtos e processos por meio da alteração de propriedades superficiais visando o aumento do desempenho, a durabilidade, confiabilidade e qualidade de componentes e sistemas. Com infraestrutura moderna, composta por doze laboratórios, os especialistas do ISI trabalham em parceria com a indústria para encontrar soluções em revestimentos ou processos, considerando eficiência e viabilidade técnica/econômica.

O gerente do ISI, Alexandre Barros, explicou que a unidade trabalha em rede com outros institutos pelo país, gerando, assim mais competitividade para a Indústria Nacional. Segundo ele, um dos objetivos do espaço é gerar “alta tecnologia a baixo custo” para o setor industrial mineiro. Olavo Machado Junior pontuou que espaços como o dedicado à engenharia de superfícies são imprescindíveis para fortalecimento tecnológico do setor produtivo.

O outro tema foi o projeto “Estante Virtual”, do SENAI. A iniciativa prevê a disponibilização dos livros didáticos produzidos pela entidade para os docentes, alunos e a população em geral por meio web. No total, são mais de 350 livros em 27 áreas diferentes de ensino. Em Minas Gerais, o SENAI possui 74 bibliotecas e o SESI outras 34 ao redor do estado.

Para o diretor regional do SENAI/MG, Cláudio Marcassa, a medida adotada pela entidade nacionalmente resolve um dos maiores gargalos da entidade. “Um dos grandes problemas enfrentados em relação aos livros didáticos é a logística de distribuição de uma enorme gama de material por todas as escolas do estado. Com o acesso digital, esse problema é resolvido quase de que de maneira instantânea,” pontuou.

Os livros podem ser acessados pelo link. O cadastro é gratuito e não exige vínculo com o SENAI.

Galeria

Últimas notícias

  1. Sindicatos debatem ambiente que cerca os negócios

    Leia

  2. FIEMG realiza workshop tributário em Santo Antônio do Monte

    Leia

  3. Abertas as inscrições para a 1 Edição do Festival Curtas Fashion

    Leia

  4. 11º Seminário Internacional de Sustentabilidade

    Leia

  5. CIT SENAI FIEMG recebe a visita de Sérgio Mascarenhas

    Leia

  6. SESI e SENAI ampliam programa de educação

    Leia

  7. APL das Cervejarias Artesanais da Região Metropolitana de BH é reconhecido pelo Governo do Estado

    Leia

  8. Galpão fabril é palco para a Cia de Dança SESIMINAS

    Leia