Notícias

Edital do FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é lançado

Programa inédito no Brasil vai selecionar times de universidades que tenham criado tecnologia que resolva problemas relevantes e possa se tornar produto

Luana Clara

Lançado na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na UFMG, em Belo Horizonte, em 18/07, o FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é um programa de aceleração desenvolvido pela FIEMG em parceria com a Fapemig e Sedectes. Esta iniciativa vai contribuir para que Minas Gerais seja o mais importante centro de inovação do Brasil, por meio de desenvolvimento científico e tecnológico e conexão ao mercado de negócios com grande potencial de inovação aplicada. 

Gestor do FIEMG Lab, Fábio Veras, estava no lançamento e comemorou a iniciativa inédita no país, exclusiva para alunos e professores vinculados a mestrado e doutorado de universidades de Minas Gerais. Ele convidou a todos com ideias inovadoras a participar do programa. “Dentro da universidade e dentro do talento empreendedor de pessoas que querem fazer diferença é que nós vamos ter um crescimento do PIB e uma mudança paulatina. Falta a juventude e a academia acreditarem que elas podem. É um processo de transformação cultural”, disse Veras. 

O Programa FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado vai selecionar quatro times acadêmicos para passarem por um trabalho de “aceleração” por seis meses. Essas equipes (formadas por pessoas físicas ou jurídicas) devem ter tecnologia ou desenvolvimento tecnológico de alto impacto, criados em universidades, que apresentem solução para problema relevante ou seja inovação aplicável em modelo de negócio escalável e com potencial para se tornar um valor no mercado, ou ainda um modelo de negócio concluído a ser aprimorado e colocado em prática neste programa. 

Os times acadêmicos devem ter pelos menos dois integrantes, sendo que, pelo menos um deve estar cursando mestrado ou doutorado. Os selecionados receberão os seguintes benefícios: bolsa mensal de desenvolvimento à inovação e empreendedorismo no valor de R$ 1.521; uso da estrutura e infraestrutura do coworking do FIEMG Lab; diagnóstico de maturidade feito por especialistas; participação em palestras com especialistas de mercado e eventos promovidos pelo programa de aceleração FIEMG Lab e conexões acadêmicas e com empresas, investidores potenciais e de mercado entre outros. 

As inscrições estão abertas entre o período de 17/07/2017 a 28/08/2017 no site e serão efetivadas mediante preenchimento correto das informações solicitadas. Os resultados da seleção serão divulgados no site http://www.fiemglab.com.br

O Programa FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é uma iniciativa do Sistema FIEMG em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e o Sebrae Minas.

Fiemg-lab-1-2-.jpg

Últimas notícias

  1. Exposibram: competitividade e tecnologia como desafios da mineração nos próximos 20 anos

    Leia

  2. FIEMG e FIEB: Sinergia em inovação e tecnologia

    Leia

  3. Café empresarial: inovar para abrir novos mercados e ser mais competitivo

    Leia

  4. 11ª Primavera dos Museus no SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  5. Minascon | Construir Mais com Menos supera expectativa da organização e atrai grande público em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG lança Plano “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”

    Leia

  7. Minas Trend divulga desfiles da temporada Outono-Inverno/2018

    Leia

  8. FIEMG Lab conectado com o Reino Unido

    Leia