Notícias

Empresa mineira produzirá bioinseticida inédito para controle de praga em lavouras de milho

VR Biotech, de Uberaba, contou com parceria do SENAI para desenvolver pesticida inovador

Começou a operar em Uberaba (MG) a primeira planta industrial do país de produção de controle biológico por vírus para a Lagarta-do-cartucho-do-milho (Spodoptera frugiperda), uma das principais pragas da agropecuária brasileira. O bioinseticida à base de Baculovirus spodoptera está sendo produzido pela VR Biotech, empresa do Grupo Vitae criada para desenvolver o novo produto (sob patente da Embrapa) em escala industrial. “É um inseticida biológico totalmente inovador, criado dentro da linha do Grupo Vitae de produção inovadora, natural e sustentável”, informa o proprietário da empresa, Paulo Bittar.

O CartuchoVIT, marca do bioinseticida, surge como alternativa aos controles químicos tradicionais utilizados nas lavouras de milho do país e outras culturas onde tenha a ocorrência da praga. De acordo com Bittar, estes agrotóxicos vêm perdendo a eficácia devido à resistência desenvolvida pela Lagarta-do-cartucho-do-milho à formulação dos produtos.

IMG_20120425_145942.jpg

Chegar à composição ideal do bioinseticida para comercialização em grande escala consumiu seis anos de pesquisa e mais de R$ 2 milhões em investimentos, garantidos por meio de fomento (Finep, CNPq, SENAI) e por recursos próprios. O projeto começou a ser desenvolvido em 2011, em parceria com o SENAI/MG, por meio do Edital de Inovação. A empresa foi contemplada em outros dois editais, em 2014 e 2016, e recebeu aportes de R$ 1,2 milhão da entidade, no total, entre recursos nacionais e do departamento regional em Minas Gerais. “O produto será uma ferramenta importante para estimular a produção do milho orgânico, que hoje é inexpressiva em volume. Por ser um inseticida biológico, ajudará a reduzir tanto a ocorrência de intoxicações por agrotóxicos no campo como a presença de resíduos químicos nos alimentos. É um sistema de controle de praga econômico e sem riscos para o meio ambiente e as pessoas”, explica o instrutor de formação profissional do SENAI de Uberaba, Rogério Marino Franco.

O milho é considerado o terceiro produto agrícola do mundo. No Brasil, a área cultivada chega a mais de 15 milhões de hectares. Em situações de ataque intenso da Lagarta-do-cartucho-do-milho, entretanto, a redução da produção de grãos pode chegar a 73% da lavoura, segundo dados da Embrapa.

fachada-vr-biotech-01.jpg

Últimas notícias

  1. Indústria Mineira de olho no mercado japonês

    Leia

  2. “Dia do Rio”: Indústria tem tratamento específico

    Leia

  3. Inovação sem tamanho

    Leia

  4. Presidente do Sistema FIEMG recebe medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes

    Leia

  5. Padarias aposta​m​ na culinária europeia para conquistar clientes e vender mais

    Leia

  6. SENAI Modatec promove workshop para público ligado ao setor

    Leia

  7. Edital do FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é lançado

    Leia

  8. Bons negócios com a China

    Leia