Notícias

Empresa mineira produzirá bioinseticida inédito para controle de praga em lavouras de milho

VR Biotech, de Uberaba, contou com parceria do SENAI para desenvolver pesticida inovador

Começou a operar em Uberaba (MG) a primeira planta industrial do país de produção de controle biológico por vírus para a Lagarta-do-cartucho-do-milho (Spodoptera frugiperda), uma das principais pragas da agropecuária brasileira. O bioinseticida à base de Baculovirus spodoptera está sendo produzido pela VR Biotech, empresa do Grupo Vitae criada para desenvolver o novo produto (sob patente da Embrapa) em escala industrial. “É um inseticida biológico totalmente inovador, criado dentro da linha do Grupo Vitae de produção inovadora, natural e sustentável”, informa o proprietário da empresa, Paulo Bittar.

O CartuchoVIT, marca do bioinseticida, surge como alternativa aos controles químicos tradicionais utilizados nas lavouras de milho do país e outras culturas onde tenha a ocorrência da praga. De acordo com Bittar, estes agrotóxicos vêm perdendo a eficácia devido à resistência desenvolvida pela Lagarta-do-cartucho-do-milho à formulação dos produtos.

IMG_20120425_145942.jpg

Chegar à composição ideal do bioinseticida para comercialização em grande escala consumiu seis anos de pesquisa e mais de R$ 2 milhões em investimentos, garantidos por meio de fomento (Finep, CNPq, SENAI) e por recursos próprios. O projeto começou a ser desenvolvido em 2011, em parceria com o SENAI/MG, por meio do Edital de Inovação. A empresa foi contemplada em outros dois editais, em 2014 e 2016, e recebeu aportes de R$ 1,2 milhão da entidade, no total, entre recursos nacionais e do departamento regional em Minas Gerais. “O produto será uma ferramenta importante para estimular a produção do milho orgânico, que hoje é inexpressiva em volume. Por ser um inseticida biológico, ajudará a reduzir tanto a ocorrência de intoxicações por agrotóxicos no campo como a presença de resíduos químicos nos alimentos. É um sistema de controle de praga econômico e sem riscos para o meio ambiente e as pessoas”, explica o instrutor de formação profissional do SENAI de Uberaba, Rogério Marino Franco.

O milho é considerado o terceiro produto agrícola do mundo. No Brasil, a área cultivada chega a mais de 15 milhões de hectares. Em situações de ataque intenso da Lagarta-do-cartucho-do-milho, entretanto, a redução da produção de grãos pode chegar a 73% da lavoura, segundo dados da Embrapa.

fachada-vr-biotech-01.jpg

Últimas notícias

  1. Press Trip, com visita ao SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  2. CNI e FIEMG orientam coordenadores sindicais sobre alterações do Simples Nacional

    Leia

  3. Orquestra de Câmara SESIMINAS no Teatro da Assembleia

    Leia

  4. Iniciativa para incentivar setor energético em pauta no Conselho do IEL

    Leia

  5. Conselho Regional SENAI discute tecnologia e educação

    Leia

  6. Érika Machado apresenta o show de música e cores SuperUltraMegaFluu

    Leia

  7. SINDVEL assina acordo de cooperação com Taiwan

    Leia

  8. Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria é lançado na FIEMG

    Leia