Notícias

FIEMG assina termo de parceria com o CBH Rio das Velhas

Documento prevê parceria para dar continuidade ao trabalho de conservação da bacia hidrográfica

Na reunião do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente (Cema) da FIEMG, realizada em 11/07, foi assinado um Termo de Parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas. O documento prevê ações conjuntas de diversas entidades para dar continuidade ao trabalho de conservação e recuperação da quantidade e qualidade de suas águas. O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, sancionou o termo. “O Cema tem tido uma importância muito grande, não só para a indústria, mas para todo o estado. Tenho recebido reconhecimento dos empresários por esta iniciativa”, disse. 

O gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares Costa, explicou que a ideia é dar prosseguimento ao programa anterior, que é a de manter o Rio das Velhas limpo, que sirva a todos, e que todos devem contribuir para essa meta. Entre as ações previstas estão proteção às nascentes, recuperação de mata ciliar, planejamento do uso das águas e da ocupação do solo. Costa conta que a Copasa investirá R$ 500 milhões em tratamento terciário, que vai aperfeiçoar significativamente o sistema de limpeza atual. “A FIEMG incentivará as indústrias, como já vem fazendo através do Minas Sustentável, a aperfeiçoar seus sistemas de tratamento de efluentes e racionalizar o uso do recurso”, disse. 

CEMA-3.jpg

Outro tema discutido foi a resolução da Agência Nacional das Águas (ANA) que determinou o corte de captação em rios de domínio da União todas as quartas-feiras até novembro. A medida serviria para contingenciar o consumo em período de seca. A secretária executiva do Cema, Patrícia Boson, criticou a decisão. Ela avalia que a interrupção não vai alcançar o resultado desejado e é de difícil fiscalização. “É uma medida muito mais midiática do que efetiva, e pode causar o fechamento de indústrias”, alertou. 

Empresários mineiros discutem impactos do “Dia do Rio”

A reunião também marcou a despedida de Alberto Salum da presidência do Cema. Ele agradeceu à equipe do Conselho e da Gerência de Meio Ambiente pelo apoio que recebeu durante os sete anos que comandou o grupo. Lembrou que não dominava o assunto quando foi escolhido para liderar o Cema. “Quero agradecer à FIEMG por ter me permitido liderar esse trabalho. Nessa Casa tivemos muitas boas ideias, que, dentro do possível, foram bem administradas. As vitórias e os sucessos em Meio Ambiente são sempre momentâneos”, agradeceu.

Durante o encontro também foram discutidos assuntos como o 8º Fórum Mundial da Água, Licenciamento Ambiental e Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria.

CEMA-2.jpg

Últimas notícias

  1. Etapa estadual do Circuito SESI de Tênis

    Leia

  2. Roberto Revelino toma posse da presidência da Regional Pontal do Triângulo

    Leia

  3. Time brasileiro que participou de mundial em Abu Dhabi é recebido pelo presidente Michel Temer

    Leia

  4. Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora assina Protocolo de Intenções com ISTA&B

    Leia

  5. Integração e investimentos para inovação tecnológica

    Leia

  6. Teatro SESIMINAS recebe a grande final do Festival SESI Música 2017

    Leia

  7. Como implementar os ODS na estratégia empresarial

    Leia

  8. Seminário sobre construção sustentável reúne especialistas nacionais e internacionais na FIEMG

    Leia