Notícias

FIEMG e Governo da Bahia discutem a modernização dos modelos de gestão

Trocas de conhecimentos e ampliação de horizontes vão possibilitar novas oportunidades de negócios

Com o objetivo de promover a troca de informações e experiências nos processos de transferência de tecnologia, o Sistema FIEMG, por meio do IEL, no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR, realizou no dia 7/6, uma reunião com representantes do Governo do Estado da Bahia, para discutirem modelos de gestão eficiente.

O superintendente do IEL, Gustavo Macena, o superintendente de Ambiente de Negócios, Guilherme Leão, juntamente com a Gerência de Projetos para a Indústria, receberam a superintendente de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Maria Lúcia Falcón, acompanhada da coordenadora, Julia Carvalho e a diretora de Desenvolvimento Territorial, Juliana Araújo. Também participaram da reunião, o Sebrae/MG, a Gerência de Economia da FIEMG e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais do Governo de MG – SEEDIF.

“Essa foi a oportunidade de ouvir e partilhar experiências com importantes profissionais”, destacou a gerente de Projetos para a Indústria, Simone Porto, que deu início a reunião apresentando o PCIR e as ações desenvolvidas para aumentar a competitividade das empresas inseridas nas cadeias produtivas mais dinamizadoras de cada região de Minas Gerais. “É importante entendermos como funciona outros modelos de gestão e identificar pontos de melhoria a aprimorar em nossa rotina de maneira a torná-la cada vez mais eficiente”, defende Simone Porto. Na oportunidade, também foi apresentado o processo elaborado na área voltado à captação de recursos nacionais e internacionais.

Outro ponto de relevância discutido na reunião foi a Indústria 4.0 (também chamada de Manufatura Avançada, Indústria Avançada ou Internet Industrial das Coisas). A gerente da indústria do Sebrae/MG – Marcia Valéria Cota Machado, destacou como tem sido feita a troca de experiências e atuação nas pequenas indústrias mineiras. Para ela, um dos desafios tem sido fazer com que a tecnologia e inovação cheguem as pequenas indústrias. “Precisamos desmitificar a Indústria 4.0. A parceria entre a FIEMG e o Sebrae busca transformar essas pequenas empresas e integrá-las as grandes indústrias, a fim de repassar as experiências”.

Sobre parcerias e investimentos, Gabriel Pereira, da SEEDIF, destacou que “o Governo precisa ser mais presente a fim de lançar novos produtos, pesquisas e inovação”. Segundo Gabriel, atualmente, a SEEDIF tem auxiliado mais as demandas dos sindicados.

Em contrapartida, Julia Carvalho, coordenadora da SDE/Bahia dividiu suas experiências adquiridas no PDI Bahia 2035, programa que busca estabelecer diretrizes para o Estado, além de apontar potenciais vetores de desenvolvimento. “Trata-se de estratégias que contemplam vários segmentos da sociedade, com projeções e simulações de cenários econômicos de impactos a longo prazo”, explicou. 

A superintendente Maria Lúcia Falcón destacou como as novas ferramentas tecnológicas são importantes para o processo de gestão eficiente. Como exemplo, citou o Big Data, que consiste na representação visual de diferentes dados sobre uma determinada característica da região ou empresas. Integrada ao PDI Bahia 2035, a ferramenta possibilitou o armazenamento e variedade de dados importantes para o funcionamento do programa. “Precisamos utilizar dessas ferramentas para o sucesso da Gestão. Precisamos observar mais a nova geração que estar chegando ao mercado de trabalho e entender como eles pensam. A forma de trabalhar mudou bastante. É uma outra cultura.”

Últimas notícias

  1. FIEMG entende que manutenção da Selic em 6,50% a.a. é conservadora

    Leia

  2. Cooperação para competitividade da indústria

    Leia

  3. Greve dos caminhoneiros abala confiança dos empresários

    Leia

  4. Atividade da construção permanece fraca em abril

    Leia

  5. Prêmio SESI de Literatura alcança mais de mil inscrições

    Leia

  6. II Conferência de Meio Ambiente debate Políticas Ambientais em Contagem

    Leia

  7. Polo de Confecção de Espinosa/MG recebe visita técnica para mapear necessidades

    Leia

  8. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia