Notícias

FIEMG mostra porque é destaque em Modelo de Atuação Articulada

Experiência da entidade na implantação do projeto é apresentada em Brasília

A FIEMG foi convidada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a apresentar a outras federações de indústria sua experiência na implantação do Modelo de Atuação Articulada em Minas Gerais. Em reunião do Fórum Gestor do projeto, em Brasília, uma equipe da entidade mostrou porque tem se destacado nacionalmente no cumprimento das metas estabelecidas pelo programa. “Procuramos promover iniciativas para aumentar o engajamento dos sindicatos e para garantir uma participação mais ativa no projeto”, explicou a gerente a Assessoria de Relações Sindicais (ARS) da FIEMG, Denise Duarte.

Um exemplo dessas iniciativas é a discussão das metas (que foram estipuladas de acordo com a capacidade e estrutura de atendimento de cada sindicato) e dos resultados obtidos no programa. “Além disso, são realizadas reuniões semanais separadas para cada grupo de sindicato, conforme o ciclo do projeto, garantindo um tratamento diferenciado e respeitando a fase e o grau de entendimento em que cada grupo se encontra”, afirmou Duarte. A FIEMG mantém ainda uma tabela de incentivo ao associativismo, por meio de preços diferenciados.

Os resultados do Modelo de Atuação Articulada implantado pela FIEMG superam as expectativas em praticamente todos os indicadores. De agosto de 2016 a julho de 2017 foram visitadas 815 indústrias e realizadas 149 associações, com participação de 11 sindicatos. Para exemplificar, as seis entidades integrantes do primeiro grupo concluíram o ciclo de implantação do programa em novembro de 2016 com 346 empresas visitadas (107% da meta prevista), 104 propostas apresentadas (217%), 33 contratos assinados (103%) e 46 associações realizadas (230%). No ciclo de incorporação, de fevereiro a junho de 2017, foram feitas outras 234 visitas (92% da meta), 41 propostas apresentadas (117%), 25 contratos assinados (100%) e 59 associações (113%). O segundo grupo de sindicatos manteve a tendência e também superou as metas previstas.

Participam do Modelo de Atuação Articulada em Minas Gerais os seguinte sindicatos: SINDBEBIDAS, SINDIJOIAS, SINDIMOV-MG, SINDVEST-MG, SIPROCIMG, SIP, SINDICALÇADOS, SINDIBOLSAS, SINDMEC, SINDINFOR E SINDIPEÇAS.

Últimas notícias

  1. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia

  2. Sustentabilidade pode não custar muito

    Leia

  3. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  4. Seu Ninico inaugura sua entrada no mercado externo

    Leia

  5. Empresários confiam na aprovação da reforma da Previdência, diz presidente da CNI

    Leia

  6. Ex-presidente da Eletrobras defende estatal forte

    Leia

  7. Grupo de Cordas Cariúnas no SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  8. Como as inovações tecnológicas impactam o dia a dia das empresas

    Leia