Notícias

Indústria mineira comemora menor patamar da história da taxa Selic

Confira nota da FIEMG sobre a decisão do Copom

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, aplaudiu a decisão do Copom de reduzir a Taxa Selic em 0,5 pontos percentuais. Ele vê sinais claros de recuperação da economia, como a expansão de 0,6% do PIB no acumulado do ano até o terceiro trimestre. Mas alerta para a necessidade de superarmos obstáculos, como a necessária Reforma da Previdência, para não corrermos o risco de retroagir. Leia a íntegra da nota abaixo.

Nota da FIEMG 

Pela décima vez consecutiva o Copom reduziu a taxa Selic, que atingiu o menor patamar da história. A decisão precisa ser comemorada, principalmente por termos convivido, no Brasil, com um ambiente político-econômico conturbado como o dos últimos anos. 

Diversos indicadores têm mostrado que estamos nos recuperando da profunda crise com a qual convivemos desde 2014. No acumulado do ano até o terceiro trimestre, o PIB expandiu 0,6%. Provavelmente, fecharemos o ano com o melhor desempenho econômico desde 2013. No mesmo sentido, teremos, neste ano, crescimento da produção física e do comércio varejista. 

Estamos em dezembro, e creio ser importante, neste momento, refletir sobre o quão difícil foram os últimos 12 meses. É importante, igualmente, reconhecer o enorme empenho de toda a nossa sociedade para que possamos entrar em 2018 em condições mais favoráveis para a retomada do crescimento sustentado do que quando iniciamos 2017. 

Não podemos nos esquecer dos muitos obstáculos que ainda temos pela frente e dos riscos que ainda corremos de retroagir. Por isso, ressalto a importância da aprovação da reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional. A manutenção do sistema atual nos coloca na rota da insolvência fiscal, provocando uma crise ainda mais aguda. Precisamos continuar lutando para voltar ao rumo da prosperidade e, sem dúvida, a aprovação desta reforma é fundamental para o país.

Últimas notícias

  1. Museu de Artes e Ofícios celebra o aniversário de BH

    Leia

  2. SESI MG promoveu atrações na FNA

    Leia

  3. Cia. Caititu em “Calango deu! Os causos da Donazaninha”

    Leia

  4. Mais desenvolvimento para Cataguases

    Leia

  5. Conselho de Assuntos Metropolitanos se reúne na FIEMG

    Leia

  6. As melhores práticas de liderança

    Leia

  7. Palcos para grandes espetáculos

    Leia

  8. Alunos de processamento de carnes concluem curso

    Leia