Notícias

Minas tem sete finalistas no Programa Inova Talentos Brasil 2017

Premiação acontecerá em Curitiba no dia 30/10

O estado de Minas Gerais será bem representado na premiação dos finalistas do Programa Inova Talentos Brasil 2017 que acontece no Campus da Indústria, em Curitiba, no dia 30/10, às 20h.  Ao todo, sete mineiros, entre bolsistas de empresas e tutores do IEL/MG, concorrem na etapa nacional, nas categorias Artigo Destaque e Equipe Destaque.

Os competidores foram avaliados e selecionados por uma banca composta por representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e Serviço Nacional da Indústria (SESI/DN).

O bolsita mineiro Lucas Campos saiu finalista nas duas categorias, pelo projeto de desenvolvimento da primeira lente intraocular multifocal brasileira. São seus parceiros, na Equipe Destaque, o tutor Otávio Gomes e a profissional do IEL/MG, Núbya Faria.

Já as bolsistas Juliana Marques e Lorena Maciel concorrem na categoria Artigo Destaque. As duas tiveram como base para elaboração de seus artigos, respectivamente, os projetos “desenvolvimento de reagentes bioquímicos aplicados à medicina veterinária” e “desenvolvimento de uma formulação para prevenção de problemas cognitivos e neurodegenerativos”.

O Inova Talentos é uma iniciativa do IEL, em parceria com o CNPq, para incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento. A ideia é selecionar e capacitar talentos para desenvolver soluções a desafios que são apresentados por empresas e institutos. As etapas estaduais (já finalizadas) são coordenadas pelos núcleos regionais do IEL.

Na categoria Equipe Destaque são avaliados os resultados do trabalho do bolsista para a empresa: qualidade e cumprimento do plano de trabalho; comportamento em relação ao programa e às pessoas com quem se relacionou; realização dos cursos oferecidos. Na categoria Artigo Destaque, o foco é no conteúdo. É considerado o grau de inovação do tema, a originalidade (relevância do tema e qualidade da metodologia científica), a conexão do tema com o plano de trabalho e o cumprimento dos critérios e adequação às normas.

Os vencedores da etapa nacional recebem como prêmio a participação em uma missão internacional, além de troféu, certificado e divulgação em mídia nacional.

Galeria

Últimas notícias

  1. Alunos do SENAI-MG competem na WorldSkills

    Leia

  2. Belo Horizonte será a capital da inovação e tecnologia

    Leia

  3. Oportunidade de exportação para o setor metalmecânico

    Leia

  4. Empresários do setor metalmecânico do Vale do Aço participam da Missão de Prospecção Comercial

    Leia

  5. ABIMAQ celebra oito décadas de atuação em benefício da indústria

    Leia

  6. FIEMG inicia terceira ação PROCOMPI do setor metalmecânico do Vale do Aço

    Leia

  7. SuperMinas 2017 traz as últimas novidades do varejo e oportunidades de negócios

    Leia

  8. SESI Música seleciona dez finalistas para cada categoria dentre os talentos da indústria

    Leia