Notícias

Palestras do Fórum de Desenvolvimento Econômico JK preveem dias melhores

Empresários avaliam que economia do país está preparada para crescer novamente, mas há desafios a superar

O otimismo deu o tom das palestras do Fórum de Desenvolvimento Econômico JK, realizado em 20/6, na sede da Revista Mercado Comum, em Belo Horizonte. O economista e diretor da Rosemberg & Associados SP, Luiz Paulo Rosemberg, e o presidente do DOT Digital Group Florianópolis SC, Luiz Alberto Ferla, falaram, respectivamente, sobre “Para onde caminha a economia brasileira” e “Inteligência digital e os desafios da gestão moderna”. O vice-presidente da FIEMG, Aguinaldo Diniz Filho, abriu o encontro. “Estamos numa conjuntura complicada. Na minha visão, o que temos é um problema político,  mas não podemos ser pessimistas”, disse. 

Rosemberg concordou com Diniz Filho quanto ao vácuo de poder existente no país, entre outros problemas. Mas ele crê que há motivos para termos esperança num futuro próximo. Ele listou dados que considera positivos e que confirmariam essa avaliação: cenário internacional favorável, inflação em queda, entrada de capital externo e reversão do crescimento do desemprego e reserva cambial. “Nunca vi um futuro tão promissor quanto agora. Os EUA e os países europeus estão crescendo, a China tem emitido sinais tranquilizadores, grandes empresas estão voltando a investir no Brasil. Nossa economia está posicionada para voltar a crescer”, analisou. 

O setor de tecnologia digital vai bem, contou Ferla, cuja empresa cria programas de capacitação à distância. Ele também acredita na recuperação do país, mas prega que se deve investir na melhoria da educação do trabalhador. Ele avalia que a baixa produtividade do brasileiro é um obstáculo para o desenvolvimento. Os países que alcançaram altas taxas de crescimento foram os que investiram fortemente em educação, comparou. “O trabalhador coreano tem a produtividade de três brasileiros. Esse é o nosso grande desafio. Capacitar melhor o empregado”, disse.

SJJ_1531.JPG

Últimas notícias

  1. Exposibram: competitividade e tecnologia como desafios da mineração nos próximos 20 anos

    Leia

  2. FIEMG lança Plano “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”

    Leia

  3. Minas Trend divulga desfiles da temporada Outono-Inverno/2018

    Leia

  4. FIEMG Lab conectado com o Reino Unido

    Leia

  5. 14ª edição do Minascon reúne cadeia produtiva da Construção em Uberlândia

    Leia

  6. Negociações para acordos comerciais

    Leia

  7. Compradores estrangeiros chegam a Belo Horizonte para negócios na Exposibram 2017

    Leia

  8. Secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura defende regionalização dos investimentos culturais

    Leia