Notícias

PCIR inicia projeto para melhoria da qualidade no setor de laticínios de São João del Rei e região

Com foco na qualidade, indústrias de laticínios recebem orientações sobre Boas Práticas de Fabricação

Com aproximadamente 215 empresas, o setor de Laticínios na Zona da Mata possui alta expressividade em número de indústrias e participação na economia. Apesar disso, a higienização dos locais de produção durante as etapas produtivas é um ponto que impacta diretamente na qualidade do produto final e pode comprometer a participação de muitas empresas no mercado.

Buscando a melhoria da qualidade dos produtos das indústrias da região Zona da Mata, o Programa de Competitividade Industrial Regional - PCIR iniciou um trabalho com um grupo de empresas localizadas em São João Del Rei e região, com foco no aperfeiçoamento das práticas de fabricação. A iniciativa está sendo liderada pelo Sistema FIEMG, em parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg).

A ação tem como principal objetivo implementar Boas Práticas de Fabricação - BPF nas indústrias de laticínios, por meio de capacitações e orientações, buscando a melhoria da qualidade do queijo produzido.

A preocupação com a qualidade se estende por toda a cadeia: produtores, transportadores, unidade industrial e logística. Por isso, a ação contempla desde a capacitação das equipes de qualidade das unidades industriais, quanto dos transportadores que fazem a coleta do leite do produtor para a fábrica. A coleta é considerada um ponto crítico de contaminação e impacta na produtividade e qualidade dos processos industriais.

Durante o projeto, serão realizados diagnósticos para avaliar o grau de conformidade com relação às Boas Práticas de Fabricação em cada empresa, para que posteriormente as equipes sejam orientadas quanto aos ajustes na implementação das melhores práticas.

A ação teve início em maio e está prevista para finalizar em setembro de 2017, quando serão feitas análises laboratoriais para avaliar o impacto da intervenção do PCIR na qualidade dos produtos lácteos.

Para conhecer mais sobre a ação e as demais planejadas pelo PCIR para a indústria de laticínios, acesse a página do Programa na web: http://pcir.fiemg.com.br/.

 Importância do setor de Laticínios

O setor de laticínios está incorporado à indústria de alimentos que apresenta dinamismo na economia e importância para o setor industrial no estado. Minas Gerais é o principal produtor nacional de leite e de laticínios, sendo responsável por cerca de 26% do valor bruto da produção nacional, de acordo com dados do IBGE (2014).

Últimas notícias

  1. COEP Contagem discute sobre novas tecnologias e empregabilidade

    Leia

  2. FIEMG e SEBRAE promovem Hackathon Indústria Vale do Aço

    Leia

  3. Mercado está mais competitivo na panificação

    Leia

  4. ExpoCigra/FIEMG deve superar R$ 100 milhões em negócios

    Leia

  5. Israel ganha uma nova startup a cada 8 horas

    Leia

  6. Amipão celebra Dia Mundial do Pão com ação no Hemocentro de BH

    Leia

  7. Circuito Saúde do SESI movimenta a Superminas 2017

    Leia

  8. ACMinas entrega medalhas Barão de Mauá e Juscelino Kubitchek

    Leia