Notícias

Prêmio Mineiro de Inovação homenageia projetos empreendedores

Projeto destinado a estudantes com deficiência auditiva ganhou Menção Honrosa

Os autores das melhores ideias inscritas no Prêmio Mineiro de Inovação foram homenageados no dia 20/05, em cerimônia realizada no auditório da FIEMG, com a presença do governador Fernando Pimentel. O prêmio, que reconhece e gratifica ideias inovadoras que contribuíram para o avanço do conhecimento em Minas Gerais, é promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio-MG, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais e FIEMG. "Nós estamos premiando aqui gente que tem uma qualidade extraordinária. Independente da adversidade, gente que está trabalhando pelo bem comum e com resultados efetivos", elogiou o governador do estado. 

O representante dos finalistas ao prêmio (foram escolhidos 12 em mais de 100 projetos), Victor Renault, falou sobre a felicidade do grupo de ter chegado à final. Ponderou, porém, que se tratava apenas de mais uma etapa no caminho para concretizar a ideia inovadora. “O empreendedorismo e a inovação são para aqueles que são líderes e não se conformam com a mesmice. Mas não devemos esquecer que o objetivo final da inovação é se tornar um sucesso comercial”, disse. 

A importância do Prêmio Mineiro de Inovação foi destacada pelo presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior. Ele relatou o esforço e o trabalho da FIEMG para incentivar ideias e práticas inovadoras e parabenizou os finalistas pelos projetos criados. “Estamos renovando o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI/FIEMG com investimentos de R$ 270 milhões. Em Itajubá, também estamos concluindo o grande laboratório de eletricidade”, disse Olavo Machado Junior. 

Mais de 100 projetos foram apresentados em três categorias: processo, produto e inovações intangíveis. Doze deles chegaram à fase final. Os projetos vencedores em cada categoria foram premiados com R$ 20 mil. A menção honrosa ficou com um projeto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), destinado a estudantes com deficiência auditiva. 

A cerimônia também teve participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso; e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correa; do presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG, Vallentino Rizzioli, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Evaldo Vilela e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Eduardo Bernis.

Conheça todos os finalistas do Prêmio:

CATEGORIA – PRODUTO

1º lugar: Ciranda: “Cadeirinha para chão”. Proponente: The Products Comercial Ltda.; 2º lugar: Adesivo inteligente para o monitoramento de radiação azul – aplicação em fototerapia neonatal. Proponente: Rodrigo Fernando Bianchi; 3º lugar: Modem PLC Brasileiro para Aplicações de Telecomunicações e Smart Grid. Proponente: Universidade Federal de Juiz de Fora.

CATEGORIA – PROCESSO

1º lugar: Sistema de Reaproveitamento de Água (SRA). Proponente: Deltamed Eletromedicina Ltda.; 2º lugar: Usina fotovoltaica. Proponente: Fundação Torino; 3º lugar: Sistema integrado para aumento da recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico, processo integrado para aumento da recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico e, produtos assim obtidos. Proponente: Magno José de Oliveira.

CATEGORIA – INTANGÍVEL

1º lugar: Monitoramento ambiental utilizando imagens reais das áreas cobertas por linhas de transmissão e reconhecimento de padrões. Proponente: Cemig Distribuição S.A.; 2º lugar: Quartilho. Proponente: Quartilho Tecnologia Ltda-ME; 3º lugar: Selo de Qualidade – Gestão da Produção Artesanal. Proponente: Instituto de Capacitação e Apoio ao Empreendedor – ICCAPE.

CATEGORIA – MENÇÃO HONROSA “INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO”

1º lugar: Terminus-EDUC Inovação e Responsabilidade Social: Dicionários Terminológicos para o pensar científico e criativo do estudante surdo. Proponente: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET – MG); 2º lugar: Qranio. Proponente: Qranio.com Soluções de Internet SA; 3º lugar: Programa de Inovação para o Ensino de Engenharia – ENG200. Proponente: Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: www.premiomineiroinovacao.com.br.

Galeria

Últimas notícias

  1. FIEMG lança Plano Regional de Atração de Investimentos em Divinópolis

    Leia

  2. Associativismo na mobilização social pela transparência

    Leia

  3. Fortalecendo o voluntariado empresarial

    Leia

  4. Setor Moveleiro de Ubá e região participa de ciclo de treinamentos e capacitações

    Leia

  5. Flávio Renegado e Orquestra de Câmara SESIMINAS abrem as celebrações da Semana da Consciência Negra

    Leia

  6. Afastamentos e benefícios previdenciários geram dúvidas quanto à obrigação de empresas

    Leia

  7. FIEMG apresenta caso de sucesso na busca pela eficiência

    Leia

  8. IEL e CNPq lançam programa para empresas que buscam soluções tecnológicas

    Leia