Notícias

Prêmio Mineiro de Inovação homenageia projetos empreendedores

Projeto destinado a estudantes com deficiência auditiva ganhou Menção Honrosa

Os autores das melhores ideias inscritas no Prêmio Mineiro de Inovação foram homenageados no dia 20/05, em cerimônia realizada no auditório da FIEMG, com a presença do governador Fernando Pimentel. O prêmio, que reconhece e gratifica ideias inovadoras que contribuíram para o avanço do conhecimento em Minas Gerais, é promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio-MG, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais e FIEMG. "Nós estamos premiando aqui gente que tem uma qualidade extraordinária. Independente da adversidade, gente que está trabalhando pelo bem comum e com resultados efetivos", elogiou o governador do estado. 

O representante dos finalistas ao prêmio (foram escolhidos 12 em mais de 100 projetos), Victor Renault, falou sobre a felicidade do grupo de ter chegado à final. Ponderou, porém, que se tratava apenas de mais uma etapa no caminho para concretizar a ideia inovadora. “O empreendedorismo e a inovação são para aqueles que são líderes e não se conformam com a mesmice. Mas não devemos esquecer que o objetivo final da inovação é se tornar um sucesso comercial”, disse. 

A importância do Prêmio Mineiro de Inovação foi destacada pelo presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior. Ele relatou o esforço e o trabalho da FIEMG para incentivar ideias e práticas inovadoras e parabenizou os finalistas pelos projetos criados. “Estamos renovando o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI/FIEMG com investimentos de R$ 270 milhões. Em Itajubá, também estamos concluindo o grande laboratório de eletricidade”, disse Olavo Machado Junior. 

Mais de 100 projetos foram apresentados em três categorias: processo, produto e inovações intangíveis. Doze deles chegaram à fase final. Os projetos vencedores em cada categoria foram premiados com R$ 20 mil. A menção honrosa ficou com um projeto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), destinado a estudantes com deficiência auditiva. 

A cerimônia também teve participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso; e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correa; do presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG, Vallentino Rizzioli, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Evaldo Vilela e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Eduardo Bernis.

Conheça todos os finalistas do Prêmio:

CATEGORIA – PRODUTO

1º lugar: Ciranda: “Cadeirinha para chão”. Proponente: The Products Comercial Ltda.; 2º lugar: Adesivo inteligente para o monitoramento de radiação azul – aplicação em fototerapia neonatal. Proponente: Rodrigo Fernando Bianchi; 3º lugar: Modem PLC Brasileiro para Aplicações de Telecomunicações e Smart Grid. Proponente: Universidade Federal de Juiz de Fora.

CATEGORIA – PROCESSO

1º lugar: Sistema de Reaproveitamento de Água (SRA). Proponente: Deltamed Eletromedicina Ltda.; 2º lugar: Usina fotovoltaica. Proponente: Fundação Torino; 3º lugar: Sistema integrado para aumento da recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico, processo integrado para aumento da recuperação de etanol e coprodução de álcool isoamílico e, produtos assim obtidos. Proponente: Magno José de Oliveira.

CATEGORIA – INTANGÍVEL

1º lugar: Monitoramento ambiental utilizando imagens reais das áreas cobertas por linhas de transmissão e reconhecimento de padrões. Proponente: Cemig Distribuição S.A.; 2º lugar: Quartilho. Proponente: Quartilho Tecnologia Ltda-ME; 3º lugar: Selo de Qualidade – Gestão da Produção Artesanal. Proponente: Instituto de Capacitação e Apoio ao Empreendedor – ICCAPE.

CATEGORIA – MENÇÃO HONROSA “INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO”

1º lugar: Terminus-EDUC Inovação e Responsabilidade Social: Dicionários Terminológicos para o pensar científico e criativo do estudante surdo. Proponente: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET – MG); 2º lugar: Qranio. Proponente: Qranio.com Soluções de Internet SA; 3º lugar: Programa de Inovação para o Ensino de Engenharia – ENG200. Proponente: Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: www.premiomineiroinovacao.com.br.

Galeria

Últimas notícias

  1. Boníssima promove corrida em BH

    Leia

  2. SINDIEXTRA e Feam promovem seminário para debater gestão de barragens

    Leia

  3. SESI participa da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

    Leia

  4. Em sua 21ª edição, Mostra de Cinema de Tiradentes exibe 102 filmes

    Leia

  5. Empresários iniciaram o ano confiantes, é o que mostra pesquisa da FIEMG

    Leia

  6. Postos de Saúde estarão abertos amanhã

    Leia

  7. FIEMG lança plano de investimentos na Regional Sul

    Leia

  8. FIEMG leva empresários para prospectar negócios no Panamá

    Leia