Palavra do Presidente

30/11/2017

Cidade do Conhecimento

por Olavo Machado Junior

A inauguração, nesta quarta-feira (29), do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI/FIEMG é mais um passo no objetivo de consolidar a transformação de Belo Horizonte em uma verdadeira Cidade do Conhecimento. Instalado no bairro Horto, o CIT SENAI/FIEMG compõe-se de oito institutos - cinco de tecnologia e três de inovação - e ontem foram inaugurados e entregues à indústria o Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas e o Instituto de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais. São passos gigantescos e fundamentais para a diversificação da indústria mineira e, muito especialmente, para agregar valor aos nossos produtos de alta intensidade tecnológica.

É importante registrar que o CIT SENAI/FIEMG é uma obra coletiva que resulta da solidária união do empresariado industrial mineiro, representado pelos 139 sindicatos filiados à FIEMG e dos milhares de empresas a eles associados. Também merece o nosso reconhecimento, pelo apoio e pela alocação de recursos, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), presidida pelo nosso conterrâneo Robson Braga de Andrade, e o BNDES, pela parceria e financiamentos concedidos ao projeto. Igualmente importante é o apoio do Governo do Estado, que acreditou na construção do CIT no local onde originalmente funcionou o CETEC – uma instituição fundamental no “boom” da industrialização de Minas Gerais nos anos 70. Passamos a administrá-lo a partir do governo Anastasia em 2011. Nos anos seguintes, tivemos o apoio incondicional do ex-governador Alberto Pinto Coelho e, hoje, do governador Pimentel. Também foi relevante o apoio que recebemos dos deputados estaduais que acreditaram na importância do projeto e trabalharam para a aprovação dele.

O CIT SENAI/FIEMG é, portanto, uma obra grandiosa que une os mineiros e também os setores público e privado na criação de um ambiente de inovação e tecnologia que, de fato, transforma nossa capital na “Cidade do Conhecimento”. O CIT é o núcleo desse polo de criação e propagação da inovação e tecnologia, tendo ao seu redor instituições da maior relevância: Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Plug Minas, Serpro, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Fundação João Pinheiro, EPAMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMIG) e quatro unidades do próprio SENAI-MG – o CECOTEG (indústria gráfica), o MODATEC (cadeia produtiva da indústria da moda), o Centro Automotivo e o CETEL (indústria eletroeletrônica). Dentro do próprio CIT, estão ainda empresas do porte da Embraer, do CSEM, da Sunew e da Biominas.

O CIT SENAI/FIEMG é, igualmente, o núcleo de um amplo conjunto de laboratórios de inovação e tecnologia criados pela FIEMG em todo o estado. É o Sistema de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (SITE) projetado para fortalecer, modernizar, diversificar e agregar valor à indústria mineira. Trata-se de uma rede de 14 centros de pesquisa e desenvolvimento instalados em importantes cidades-polo das diversas regiões do estado: Belo Horizonte, Contagem, Itaúna, Santa Rita do Sapucaí, Santo Antônio do Monte, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Nova Serrana, Ipatinga e Cláudio. Juntos e de forma sinérgica, esses centros de produção do conhecimento apoiam setores fundamentais da indústria mineira – eletroeletrônico, moda, design, construção civil, fundição, metrologia, metalmecânico, calçadista, moveleiro, alimentos e bebidas.

Esse ecossistema de inovação e tecnologia de Minas Gerais integra-se ao sistema que está sendo instalado em todo o território nacional sob a inspiração e coordenação da CNI. São investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para criar 57 Institutos SENAI de Tecnologia e 25 Institutos SENAI de Inovação. Assim como ocorre no CIT SENAI/FIEMG, todos possuem a parceria do Instituto Fraunhofer (Alemanha) e do Massachusetts Institute of Technology, o consagrado MIT.

Ainda no âmbito do Sistema FIEMG, temos o FIEMG Lab e o P7 Criativo. Em sua primeira etapa, o FIEMG Lab selecionou 73 startups e 27 spinoffs, que apresentaram ideias inovadoras e disruptivas em setores estratégicos para a economia mineira nas áreas de TI, segurança e saúde do trabalho, alimentos, energia, educação, vestuário, construção civil, logística e agropecuária. O FIEMG Lab é um exemplo importante do trabalho que estamos realizando no objetivo de inovar e investir em novas tecnologias e soluções para as empresas mineiras.

O P7 Criativo está sendo implantado em parceria com o SEBRAE Minas, Apex Brasil e Governo do Estado, por meio da Codemig e da Fundação João Pinheiro. O objetivo é a criação, na Praça Sete, em BH, de um espaço destinado a ampliar a densidade do ecossistema de startups em Minas Gerais. O antigo prédio do Bemge – construído em 1953 com um projeto de Oscar Niemeyer – será restaurado e reestruturado para abrigar, em um ambiente de colaboração e empreendedorismo, empresas inovadoras e de alta intensidade tecnológica nos segmentos do design, moda, software, games e audiovisual. Inicialmente, o P7 Criativo está funcionando na avenida Afonso Pena, 4000, com ações nos eixos da internacionalização e do empreendedorismo.

Com essa obra coletiva e solidária, que agrega valor à indústria mineira, minha convicção é a de que estamos trabalhando para valorizar a indústria do estado e do país, contribuindo com geração de empregos e inovação para a construção do presente e do futuro de Minas.

 

“(...) passos gigantescos e fundamentais para a diversificação da indústria mineira e, muito especialmente, para agregar valor aos nossos produtos de alta intensidade tecnológica.”

Palavra do Presidente

Olavo Machado Junior
Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Sistema FIEMG

Publicado no jornal Estado de Minas do dia 30/11/2017

Edições Anteriores

  1. Reforma da Previdência

    Leia

  2. Cidade do Conhecimento

    Leia

  3. Indústria inovadora

    Leia

  4. Educação de ouro

    Leia

  5. Minas Trend, Ano 10

    Leia

  6. Indústria sustentável

    Leia

  7. Mercados para a indústria

    Leia

  8. Energia ameaçada

    Leia


Confira artigos anteriores