SESI 70 anos

Sete décadas presente ao lado da indústria de Minas e dos mineiros

Celebrações têm início com apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

 70anos_post_facebook_Geral.png

A Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, estava tomada para celebrar os 70 anos do SESI-MG com uma apresentação da Orquestra Filarmônica do estado. O início das comemorações pelas sete décadas de fundação da entidade, criada para ser o braço social da indústria mineira, aconteceu no dia 5 de março. O concerto teve regência de Marcos Arakaki e foi marcado por uma seleção especial de composições.Os músicos apresentaram Le Tombeau de Couperin (1919), de Maurice Ravel, a Sinfonia nº 4 em Lá maior, op. 90, “Italiana” (1833/1834), de Felix Mendelssohn, e a popular Guilherme Tell: Abertura (1824/1829), de Gioachino Rossini (Itália, 1792 – 1868).

SJJ_7354.jpg


O presidente em exercício do Sistema FIEMG, Aguinaldo Diniz Filho, representando o presidente da entidade, Olavo Machado Junior, destacou a atuação do SESI-MG para o aumento da qualidade de vida do trabalhador da indústria mineira. “Promovendo cultura, educação, saúde e segurança, pavimentamos o caminho para a construção do país que almejamos. Somente assim podemos criar um futuro de desenvolvimento para o Brasil”, afirmou.

SJJ_7352.jpg


"Lindo. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é maravilhosa, como foi bom sentir a música, esquecer de tudo apenas relaxar e curtir o momento. Estou feliz e orgulhosa em participar dos 70 anos do SESI-MG"

Alessandra Rodrigues L.M. Barroso, analista da gerência de Controle Interno do Sistema FIEMG
file-27da775a-0ffb-426e-a367-2b93b6b8b1c3.jpg SJJ_7395.jpg


O SESI-MG foi criado em 7 de março de 1947, sob a liderança do então presidente da FIEMG (que completa 84 anos), Américo Renê Giannetti, um dos fundadores da própria Federação. Idealizado para ser o braço social da indústria mineira, a entidade é considerada a semente do que hoje é conhecido como responsabilidade social empresarial.
O legado destas sete décadas de trabalho é vasto: construção de uma indústria mais produtiva e saudável, com investimentos em segurança e saúde no trabalho; 34 escolas de educação básica espalhadas por Minas Gerais, com alunos que, nos últimos anos, se destacam no ENEM; apoio a iniciativas culturais, como a implantação de cinco centros de cultura, oito teatros, cinco galerias de arte e o SESI Museu de Artes e Ofícios. O SESI-MG mantém, também, a Orquestra de Câmara, a Companhia de Dança e o Coral SESIMINAS.
O evento realizado na Sala Minas Gerais foi apenas o início das celebrações.

Um pouco de história

Grandes desafios exigem grandes soluções. A frase explica o nascimento do SESI-MG, em 1947, idealizado para ser o braço social da indústria mineira, que dava, então, os primeiros passos para chegar ao que é hoje: moderna, diversificada, beneficiadora dos recursos naturais do estado, agregadora de valor aos produtos mineiros e, muito especialmente, geradora intensiva de empregos de qualidade.

O SESI-MG nasceu com a clara vocação para apoiar iniciativas destinadas a elevar a qualidade de vida do trabalhador da indústria e de seus familiares. Nasceu, igualmente, com a missão de promover a interação e integração das empresas industriais com a sociedade. O SESI-MG, podemos afirmar, foi a semente do que é hoje a moderna responsabilidade social empresarial.

O legado destas sete décadas de trabalho é vasto: 43 escolas de educação básica espalhadas por Minas Gerais, como alunos que, nos últimos anos, vem se destacando no ENEM; apoio a iniciativas culturais, como a implantação de cinco centros de cultura, oito teatros, cinco galerias de arte e o Museu de Artes e Ofícios. Mantém, também, a Companhia de Dança, as Orquestras de Câmara e Jovem e o Coral SESIMINAS. Assim, ao completar sete décadas de existência, o SESI-MG reafirma o compromisso que norteou sua fundação: apoiar a indústria mineira, os seus trabalhadores e familiares, para, todos juntos, construirmos um estado forte em sua economia e justo na distribuição dos frutos do crescimento.

 Mem-ria-2.jpg Mem-ria.jpg Mem-ria-4.jpg Am-rico-Ren-Giannetti.jpg

 Américo Renê Giannetti