Notícias

Aluno do Senai de Patos de Minas é Top One na Olimpíada Brasileira do Conhecimento

Ele disputará a classificação para o WorldSkils com outros dois participantes

O aluno do SENAI de Patos de Minas, Kaio Martins poderá representar o Brasil, na WorldSkils – Olimpíada do Conhecimento Internacional, na modalidade Tecnologia da Moda. Ele conquistou no dia 07 de setembro, a Medalha de Ouro, na competição nacional e é considerado o Top One do Brasil. Para comemorar esta importante conquista, os alunos, instrutores e funcionários do Senai, do Sesi e da Fiemg Regional Alto Paranaíba, com sede em Patos de Minas, recepcionaram o aluno, nesta terça-feira, com muita festa. A etapa nacional aconteceu de 03 a 06/09, em Belo Horizonte. Ele concorreu com representantes de outros 20 estados.

Durante as homenagens, o presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, informou que esteve em Belo Horizonte e acompanhou a participação do Kaio Martins na Olimpíada. Ele observou que o aluno é um exemplo a ser seguido. “Kaio Martins mostrou ter muita concentração na prova. Temos que comemorar muito esta conquista do Kaio e, também, de todo o Sistema Fiemg”, acrescentou. De acordo com ele, esta conquista vem reafirmar que o Senai contribui, de maneira significativa, para a formação de excelentes profissionais para as indústrias.

A treinadora Elaine Ribeiro comentou que a conquista do 1º lugar para o Kaio motivou todos os alunos do Senai, que além de torcerem para o colega, passaras a se dedicar com mais entusiasmo ao aprendizado. Segundo ela, é muito gratificante ter esta recepção, como demonstração do reconhecimento pelo esforço. “Investimos muito no treinamento. Na modalidade dele, teve que saber desde design, modelagem, costura e utilização de equipamentos, dentro do tema Boemia Parisiense “Moulin Rouge”, observou.

Segundo ela, Kaio teve que fazer duas peças, uma obrigatória e uma de criação. A finalização foi a customização, fazendo uma interligação entre as duas peças. Elaine comentou que foram 22 horas de trabalho intenso, em três dias de provas. “O comportamento, a concentração, o cumprimento dos prazos e operação de máquinas foram observados, com rigor”, ressaltou.

Emocionado, Kaio relembrou a trajetória até conquistar a Medalha de Ouro da Olimpíada do Conhecimento. Na oportunidade, agradeceu ao Senai pela oportunidade, aos instrutores, aos pais e amigos pelo apoio e incentivo. Ele iniciou o curso de Aprendizagem Industrial – Confecção de Vestuário, em 2012, no SENAI. Com a dedicação aos estudos, a instrutora Elaine Ribeiro percebeu que tinha condições de representar a unidade na Etapa Regional da Olimpíada. Seguiram-se horas de treinamentos e provas. Venceu a etapa Estadual e agora, a Nacional.

Com a conquista Kaio não vai ter descanso. Em breve ele irá para Curitiba, para iniciar os treinamentos para a etapa internacional - WorldSkils, que será em agosto do ano que vem, em São Paulo. Contará com a orientação de uma equipe de treinadores do Departamento Nacional, tendo a instrutora Elaine Ribeiro de Patos de Minas, como uma das integrantes. Ele e outros dois alunos – um do Paraná e outro de Pernambuco terão treinamentos intensivos, também, em Belo Horizonte e em Recife. Os três participarão de uma seletiva em janeiro e outra em maio para a competição de agosto. “Foi fazer o meu melhor”, acrescentou.

Galeria