Notícias

Ciclo Profissional estreia com Oficina Desafios da Liderança

Realização da ACIPATOS, FIEMG Regional Alto Paranaíba, Instituto Lidere e SICOOB Credicopa

O consultor em Gestão de Resultados, Alexandre Macedo, esteve, essa semana, em Patos de Minas, para ministrar a oficina “Desafios da Liderança: Resultados e Produtividade”. O evento foi a primeira capacitação do Ciclo Profissional da Indústria e Comércio 2018, uma parceria da FIEMG Regional Alto Paranaíba, ACIPATOS e Instituto Lidere, com o patrocínio master do SICOOB Credicopa.

Alexandre Macedo abordou as questões críticas que representam um desafio para as lideranças nas empresas: alta rotatividade de profissionais; líderes pouco estratégicos; ausência de planejamento; comunicação ineficiente, que não traduz o efeito desejado; reuniões improdutivas e uso nocivo do tempo. “O líder é responsável por gerir e reter talentos nas empresas, e a sua forma de atuação pode acarretar todos esses problemas”, acrescentou.

De acordo com ele, as organizações buscam assegurar maior participação no mercado, com vantagens competitivas para os clientes e, a todo momento, os líderes são colocados à prova, especialmente porque os clientes têm expectativas mais elevadas com relação aos produtos e serviços ofertados. “Dentre as ações imprescindíveis, o líder deve ter a compreensão sobre o negócio, definindo a contribuição de cada membro da equipe; fazer a gestão de talentos (avaliar, desenvolver, atrair e retor); definir as boas práticas de atuação da gestão e construir a credibilidade organizacional".

Ele destacou que as empresas precisam qualificar os líderes para o amadurecimento das estratégias que agregam possibilidade de fechar negócios; desenvolver ambiente colaborativo; reduzir custos e aumentar a eficiência. Com este enfoque, Alexandre Macedo fez uma breve apresentação do Programa Liderança Sustentável, desenvolvido por ele em seis módulos semanais e que terá novas turmas em Patos de Minas.

O Ciclo Profissional da Indústria e Comércio prevê realizar 10 encontros em 2018, organizados por trilhas de conhecimento: Pessoas, Vendas, Finanças e Logística, buscando, assim, fortalecer os contatos entre profissionais dos mesmos segmentos, e elevando o valor percebido pelos clientes em produtos e serviços de organizações mais integradas. 

O presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, destacou a importância do aperfeiçoamento profissional proposto pelo Ciclo e enfatizou os resultados alcançados em 2017, na primeira edição do projeto. Já o presidente da ACIPATOS, Cícero Cambraia, realçou a parceira entre as entidades, fortalecendo o associativismo, com a apresentação de uma grade de cursos e palestras, em conteúdos solicitados pelos empresários, durante o Ciclo Profissional 2017.

O analista de Relações Empresariais da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Tiago Ramos, salientou a contribuição do Ciclo para os profissionais e empresários da indústria e comércio da região que, juntos, podem buscar oportunidades comuns por meio das entidades que os representam, melhorando continuamente o ambiente de negócios.

O próximo encontro será na segunda-feira, dia 05/03, com a realização da primeira sessão do Programa Excelência em Vendas, ministrado também por Macedo. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (34) 3823-3999 (Fiemg) e 3822-9280 (Acipatos).

Galeria