Notícias

Construtora de Patos de Minas é caso de sucesso do Procompi

Empresa apresentou resultados obtidos com o Programa Lean Manufacturing

Os excelentes resultados obtidos pela Tetum Engenharia, com a implantação do Programa Lean Manufacturing (Produção Enxuta), nos processos de construção civil, fizeram com que fosse um exemplo a ser disseminado durante o Procompi – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas, realizados em Uberlândia e Uberaba. Para o empresário Caio César Gonçalves, esses foram momentos especiais por possibilitar a disseminação das boas práticas do Lean, para mais de 25 empresários nas duas cidades.

No Procompi, ele apresentou a importância de se adotar as práticas de produção enxuta, otimizando processos e eliminando desperdícios de matéria-prima, além de reduzir o tempo de trabalho. Ele salientou que a participação da empresa dele no Lean Manufacturing, foi possível por uma ação do PCIR – Programa de Competitividade Industrial, do IEL – Instituto Euvaldo Lodi, com a parceria da Fiemg Regional Alto Paranaíba e do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Patos de Minas).

Durante a apresentação, ele destacou que, em todo o processo, é fundamental que o empresário e os funcionários estejam envolvidos, para multiplicar as ações e colher os resultados positivos. “O Lean Manufacturing foi o programa com resultado prático mais rápido. A partir do momento em que o funcionário internaliza o conceito do programa, ele passa a trabalhar de forma efetiva e afetiva com a empresa”, acrescentou. Ele

O Procompi objetiva promover condições de apoio à retomada do crescimento do setor da construção civil das regiões de Araxá, Uberaba e Uberlândia, por meio da atuação coletiva em temas socioeconômicos e ambientais: ações de qualificação de recursos humanos, fortalecimento da atuação mercadológica e melhoria de processo produtivo. Ele é resultante de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), e está operando desde 1998. Foi encerrada a 4ª edição em 2015, e iniciou-se em 2016 uma nova edição, com duração até 2019.

Galeria