Notícias

Empresas registram resultados positivos com Programa de Produção Enxuta

Foram 24 horas de aulas teóricas e 16 horas de consultorias individuais

A Tetum Engenharia e a Laticínios Tirolez já contabilizam resultados positivos na redução de desperdício e otimização de serviços com a implantação do Programa de Produção Enxuta (Lean Manufacturing), a partir de uma ação do IEL, pelo PCIR - Programa de Competitividade Industrial Regional e com o apoio da FIEMG Regional Alto Paranaíba.

O instrutor Albert Gil comentou o Programa compreendeu três módulos de 8 horas cada um, com orientações teóricas e, ainda 4 consultorias individualizadas, em cada empresa, com 4 horas cada uma. “Todo o conteúdo teórico já foi passado e estabelecidas ações para serem implementadas nas empresas. Faremos uma última consultoria, em maio, para finalizar o trabalho”, comentou.

Apesar disso, os resultados já são notados. Segundo Albert, a Tetum Engenharia, a partir da organização dos espaços das obras e a capacitação dos colaboradores melhorou a performance em 70% utilizando a filosofia do 5S. “Para se ter uma ideia, a empresa para concretar uma laje - da preparação à finalização - gastava três dias e, após a adoção de técnicas e orientações do Lean, são necessárias 6 horas”, destacou.

Segundo o instrutor, no caso da Tirolez, já se notou uma redução de 53% das perdas na produção de um dos produtos, com possibilidade de reduzir ainda mais. “Na empresa foram identificadas perdas e desperdícios, em processos que até então eram normais. Com as ferramentas do Lean viram uma possibilidade de melhoria por meio do estudo mais detalhado. Encontraram soluções caseiras sem nenhum investimento adicional”, acrescentou.

Albert Gil enfatizou que o grande objetivo do Lean (manufatura enxuta) é fazer mais, com menos. “A ideia é mostrar para os participantes, as perdas e desperdícios no processo produtivo. Na empresa, todos estão acostumados, à rotina de trabalho e é preciso despertá-los para a necessidade de serem mais produtivos e mais eficazes, eliminando o valor não agregado”, disse. O programa desenvolve projetos de melhoria que geram retorno financeiro para as indústrias, além de auxiliar na identificação e no ataque aos gargalos da produção. Pode ser implementado por indústrias de qualquer segmento.

 

Galeria