Notícias

FIEMG e Unipam buscam aproximação entre indústria e academia

Inovação, tecnologia e empreendedorismo foram a tônica do encontro

Com o objetivo de promover a aproximação entre a indústria e a academia, o Sistema FIEMG, por meio da Regional Alto Paranaíba e do SENAI, e o Unipam reuniram-se para destacar os projetos de inovação e empreendedorismo. A reunião contou com a participação do gerente de Educação para a Indústria, Ricardo Aloysio; do gerente Regional de Operações do Sesi e do Senai, João Tomaz da Silva  Júnior; do gerente interino da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Marcelo Rodrigues Oliveira; do reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira; do Coordenador do oCEANo, NIT e Engenharia Química, Fernando Dias da Silva e de coordenadores dos cursos de Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária e do coordenador do FabLab.

Durante a reunião, o reitor Milton destacou os trabalhos e projetos do Unipam em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, com ações interdisciplinares, de forma a estimular a criatividade dos alunos, com vistas a investimentos empresariais. Na oportunidade, foi apresentado o trabalho que está sendo feito e a interligação que existe entre as instituições existentes e atuantes dentro do Unipam: Farol Incubadora de Empresas; NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica); oCEANo (Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios). “O esforço coletivo é de criar um espaço ideal para o aluno desenvolver estas habilidades e dar a ele oportunidades de abrir o seu negócio”, acrescentou.

O coordenador Fernando Silva apresentou o projeto TTEIA – Trilha de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados, que é desenvolvido em etapas e que, contemplam todas as instituições já existentes dentro do Unipam. Ricardo Aloysio destacou que este projeto irá fazer a diferença no Unipam e que é fundamental se repensar a educação, diante das mudanças tecnológicas e da Indústria 4.0.

Os representantes do Sistema FIEMG, conheceram ainda os laboratórios existentes na universidade e as possibilidades de parceria do SESI/SENAI, com o Unipam. “Já surgiu a possibilidade de realizarmos um evento para a comunidade universitária e empresários, para orientar sobre a necessidade urgente de se iniciar os processos de inovação tecnológica”, acrescentou Ricardo Aloysio.

Galeria