Notícias

Gestão Financeira é tema de oficina da CNI

Evento fez parte da programação do Ciclo Profissional

Empresários, contadores e profissionais de empresas do Alto Paranaíba participaram, no dia 03, da oficina sobre “Ações para uma boa Gestão Financeira”, dentro do Ciclo Profissional da Indústria e Comércio. O evento foi viabilizado a partir da parceria entre a Fiemg Regional Alto Paranaíba, a Acipatos (Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas), o Sicoob Credicopa e a CNI (Confederação Nacional da Indústria), por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito.

A instrutora foi a economista Maria Aparecida Brasil Bogado, pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Pública, pela Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo da oficina foi desenvolver a compreensão de micro, pequenos e médios empresários sobre as ações que podem implementar visando ter uma boa gestão financeira, identificar alternativas que podem gerar recursos para a empresa e a real necessidade de crédito.

Durante o curso, a instrutora apresentou o atual cenário político e econômico do país e os impactos para as empresas. Destacou ainda, os principais instrumentos de controle gerenciais e financeiros como: plano de negócios, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, indicadores financeiros e demonstrativo de resultado do exercício.

Maria Aparecida enfatizou ainda que, a partir destes e de outros instrumentos de gestão, consegue-se ter uma visão da vida financeira de uma empresa e, com um planejamento estratégico, analisar se há a necessidade de crédito. Ela apresentou as instituições de fomento que disponibilizam linhas de crédito para capital de giro, investimentos e inovação; e os fatores que devem ser levados em conta, no momento da decisão de se contratar linha de crédito.

O presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, salientou a importância do Ciclo Profissional, que propõe a realização de eventos em quatro trilhas de conhecimento: Pessoas, Relações Trabalhistas, Finanças e Logística. Ele destacou os eventos previstos pela trilha de Gestão Financeira, por proporcionar o aperfeiçoamento profissional, para o desenvolvimento dos negócios com orientações para planejamento e acesso ao crédito.

 

Galeria