Notícias

Inova Moda apresenta tendências do Inverno 2018

Caderno “Utopias” desperta novo olhar para a moda

Empresários e funcionários do setor de confecção em Patos de Minas e região participaram do Lançamento do Caderno Inova Moda Inverno 2018. O evento foi realizado pelo departamento regional do SENAI, com o apoio da FIEMG Regional Alto Paranaíba, do Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário) e do Sebrae. O caderno foi apresentado pela consultora do SENAI CETIQT, Angélica Coelho, que traz um novo olhar para que as empresas e marcas busquem realizar aquilo que realmente gostam.

Ela observou que a forma de se atuar no ramo da moda mudou e hoje, os consumidores estão mais exigentes. Segundo a consultora, o consumidor hoje espera que as empresas façam mais do que produzir. “São três conceitos norteados por tecnologia, sustentabilidade e experiência de consumo. O que vai ditar a norma é a originalidade, o fazer diferente, o olhar local e a preservação de habilidades. É fundamental mostrar para o consumidor que os processos estão alinhados com a proposta da empresa”, destacou.

O caderno é fruto de um trabalho de pesquisa colaborativa e multidisciplinar, realizado em níveis internacional e nacional, por colaboradores da Rede Senai Têxtil e de Confecção, em convênio com o Sebrae. Voltada ao estímulo da criatividade e do design na cadeia produtiva da moda brasileira, a publicação pretende agregar aos setores têxteis e de confecção, temas relacionados aos segmentos de couros, calçados, gemas e jóias.

O diretor do SENAI Modatec, Jorge Peixoto, enfatizou que o caderno objetiva também, oferecer aos micro e pequenos empresários e empreendedores individuais orientações estratégicas que facilitem o acesso a novos mercados e propiciem diferentes formas de atendimento dos consumidores. “A inovação é importante quando é capaz de gerar recursos para a empresa e por isso, é imprescindível repensar o setor de moda, que evolui de forma muito rápida. As empresas que vão ficar no mercado são aquelas que conversam com seus consumidores”, frisou.

A presidente do Sindivest, Teresinha Martins, reforçou a importância do evento para disseminar as tendências da moda e levar os empresários do setor a refletirem sobre como deve ser a atuação para atender as necessidades do consumidor.

Galeria