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Planejamento Estratégico é tema de curso da FIEMG Regional e CIEMG

Empresários e gestores participaram do evento

Atualmente, é fundamental que os empresários possam desenvolver seus negócios, com base em um planejamento que, além de apresentar as receitas e despesas do ano, possam também, estabelecer uma estratégia de atuação do mercado. Essa foi a tônica do curso ministrado pela FIEMG Regional Alto Paranaíba e pelo CIEMG (Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais). O instrutor foi o consultor Vinícius Sousa, administrador de empresas e especialista em Gestão de pessoas e Programação Neurolinguística.

Segundo o instrutor, desenvolver um planejamento estratégico é essencial para a saúde do crescimento de um negócio. “O desenvolvimento de um planejamento – com objetivos, indicadores e iniciativas - deve acontecer para que qualquer meta de crescimento ou manutenção aconteça de forma organizada. Depende também de criteriosa análise de mercado, com profundidade e atribuição de ações ou iniciativas que possibilite o alcance dos objetivos”.

O planejamento de longo prazo, em tempos de recessão econômica, pode ser uma decisão perigosa, pois há sensibilidade do mercado e as mudanças internas e externas ocorrem a todo momento. O planejamento estratégico pode ser um instrumento de curto prazo e contingencial para esses momentos, balizado por uma engenharia financeira adequada ao momento da organização, além de ações internas de resolução de diversas questões e problemas atrelados à gestão do negócio, não colocando toda a expectativa de resolução dos problemas da empresa na ferramenta de planejamento. Lembre-se, ainda, que a perspectiva financeira dentro da organização é a consequência da efetividade de outras áreas da organização como o desenvolvimento e atribuição assertiva de pessoas, práticas de qualidade, sistematização para controle da gestão, aumento de portfolio de clientes, fidelização e enfim, a correta distribuição e alocação dos recursos.

O olhar principal do planejamento deve ser sempre externo, de itens que não se tem o controle. Desenvolver uma estratégia com foco e objetivos em redução de custos, por exemplo, está totalmente dentro do controle de gestores e colaboradores, e não traz desafios pessoais e profissionais ao corpo estratégico, tático e operacional. Muitos gestores desacreditaram na ferramenta de planejamento estratégico por seu cunho institucional e não prático. A correta análise da aplicabilidade e coerência da ferramenta está na qualidade de desenvolvimento com olhar externo e não com foco para dentro somente.

Os caminhos para o sucesso são muitos. O planejamento estratégico é uma das alternativas, porém, já aplicada e testada, em diversos tipos de organização, de vários portes e com excelentes cases.

Inicie sempre o processo de planejamento estratégico pelo curto prazo, principalmente se sua organização não tem a cultura do desenvolvimento dessa ferramenta. Defina aa identidade de seu negócio. O desenvolvimento de uma identidade estratégica aliada ao propósito da organização, é o primeiro passo para que se tenha uma estratégia coerente com os objetivos e direcionamentos mercadológicos da organização. Defina após a identidade, qual o objetivo central que deve ser perseguido com sinergia pelos seus colaboradores. Divida, tal objetivo em metas, controle via indicadores, e principalmente, articule iniciativas com sua equipe tática e operacional principalmente, engajando-os no desenvolvimento dessas ações que permearão o atingimento dos objetivos definidos.

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