Notícias

Reforma Trabalhista é tema de palestra em Patos de Minas e Patrocínio

O evento foi numa parceria entre o Sistema FIEMG e Sindicatos Filiados

Patos de Minas e Patrocínio sediaram, recentemente, palestras sobre “Reforma Trabalhista: Oportunidades e Desafios”, com a participação de empresários e profissionais da região. O objetivo foi mostrar o atual cenário das relações de trabalho e emprego, trazendo um comparativo entre a legislação anterior e as mudanças que aconteceram, propiciando uma atualização dos importantes aspectos práticos da reforma trabalhista na vida dos empregados e das empresas.

O expositor foi o advogado da Gerência de Relações Trabalhistas da FIEMG, Gustavo Lemos Ferreira da Silva. “As palestras foram proferidas de forma bem didática, para melhor aproveitamento do conteúdo e esclarecimento de dúvidas dos participantes. A ideia foi realçar a importância de todos conhecerem a legislação e, consequentemente, aproveitarem, de forma responsável, as alterações trazidas pela nova lei”, acrescentou.

Gustavo Lemos enfatizou que, apesar da modernização trabalhista trazer pontos em que flexibiliza as relações de trabalho, valoriza a negociação coletiva e cria situações e hipóteses que a antiga legislação vedava ou mesmo engessava as relações entre empresa e empregado, será um grande desafio para o setor produtivo aplicar as alterações e inovações da legislação de forma correta.

Segundo ele, a Reforma Trabalhista, embora esteja em vigor desde novembro de 2017, ainda gera dúvidas, o que motivou a grande participação de empresários, contadores, advogados e profissionais da administração nos eventos.

Nas duas cidades o evento promovido pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), pelo Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestúario do Alto Paranaíba) e pelo Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico) e pelo Sistema Fiemg (por meio da Regional Alto Paranaíba, da ARS – Assessoria de Relações Sindicatos e da Gerência de Relações Trabalhistas). Em Patrocínio, teve ainda a parceria da ACIP/CDL e, em Patos de Minas, do SinRochas (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais).

Na ocasião, o advogado participou, também, de encontros com empresários, negociadores de convenção coletiva e presidentes José Carlos Borges dos Reis (Sinduscon), Teresinha Gonçalves Martins (Sindivest) e Lisandro de Queiroz Bicalho (Sindimetal).

Para a coordenadora executiva dos Sindicatos, Michele Donato, destacou que foi uma excelente oportunidade de promover encontros para debates de temas alterados pela nova legislação trabalhista. “Além disso, uma análise mais detalhada pôde ser feita pelos negociadores de instrumentos coletivos da indústria, de forma a garantir negociações legais para que as cláusulas não sejam refutadas, posteriormente”, observou.

Galeria