Notícias

Salej abordou o empreendedorismo em palestra

Lideranças, empresários e estudantes lotaram o salão do Unipam

O industrial Stefan Bogdan Salej esteve, recentemente, em Patos de Minas, para proferir palestra para empresários, industriais e estudantes. O tema foi “A Gestão das Empresas e o Empreendedorismo no Mundo”. A palestra foi uma promoção conjunta da Fiemg Regional Alto Paranaíba, do Sebrae e do Unipam – Centro Universitário de Patos de Minas.

Com muita propriedade, Stefan Salej traçou um paralelo sobre o empreendedorismo no Brasil e no Mundo. Esloveno por nascimento, ele mudou-se para o Brasil, na década de 1960, indo residir em Belo Horizonte. Formou-se em Administração de Empresas pela UNA. Criou, na década de 70, a Tecnowatt – Indústria Eletrônica que produzia relés fotoelétricos. O pioneirismo e a visão de mercado fizeram de Salej, um grande líder empresarial, vindo a ocupar a presidência de instituições como o Sebrae e a Fiemg, além de representar o Brasil e a Eslovênia em organizações, câmaras e conselhos internacionais.

Atualmente, residente na África, Stefan enfatizou as diferenças culturais existentes entre o Brasil e outros países do mundo. “Temos mania de dizer que só o empresário brasileiro tem problemas. No mundo inteiro há mudanças tecnológicas e na área comercial e geofráfica. Temos novos desafios que requerem empresários preparados”, comentou. Segundo ele, a preparação passa pela formação continuada. “É preciso estudar permanentemente. Tem que estar preparado para um mercado globalizado”, enfatizou.

O presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, salientou que a experiência e vivência de Salej são fatores de motivação para os futuros empresários de Patos de Minas. “Ele é um exemplo como empreendedor e como liderança, por isso, consegue atrair tanta atenção dos empresários, interessados em absorver todo o conhecimento que ele adquiriu pelos países onde passou. Esta palestra acontece em um momento especial e serve de estímulo aos empreendedores patenses”, complementou.

Galeria