Notícias

Seminário de Crédito supera as expectativas

Empresários da região participaram do evento

Empresários da região lotaram o auditório da FIEMG Regional Alto Paranaíba, no Seminário de Crédito, promovido pelo BNDES, Sebrae e Fiemg. O evento foi uma oportunidade de estreitar o relacionamento com as instituições parceiras e aprender mais sobre Educação Financeira, em palestra ministrada pelo analista do Banco Central do Brasil, João Evangelista.

O palestrante destacou que toda escolha por compras ou investimentos tem consequência e que é preciso analisar, de forma racional se a aquisição daquele produto é uma necessidade, um supérfluo ou desperdício. “Não subestime o poder dos juros, ao longo dos tempos”, alertou.

Evangelista destacou as vantagens do crédito: atender emergências, aproveitar oportunidades e antecipar o consumo e as desvantagens: pagar mais caro, correr risco de super-endividamento e comprometer o consumo futuro. Citou exemplos práticos de valores pagos em caso de financiamento e nas compras à vista. Alertou ainda, para que as pessoas tenham o cuidado ao tomar crédito, nas compras a prazo, no uso de crédito fácil, com gastos antes de receber o salário e nas compras fora do plano. Destacou a atenção que devem ter com instituições que oferecem crédito fácil.

Para sair do endividamento, ele deu dicas: admitir-se com o problema, tomar consciência da situação, mapear as dívidas, não fazer novas dívidas, reduzir gastos, gerar renda extra e pagar dívidas se sobrou algum dinheiro. O resultado esperado é eliminar o endividamento e poder consumir mais e melhor. Exemplificou ainda, quanto à decisão de poupar dinheiro ou investir.

Durante o evento, houve ainda a apresentação das linhas de crédito disponíveis para empresas e para micro empreendedor individual, com a participação das instituições: BNDES, Banco do Brasil, BDMG, Bradesco, Santander, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos e Garantiparanaíba.

O gerente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, Rodrigo Guimarães Motta, destacou que o evento é uma oportunidade para que as empresas fortaleçam o relacionamento com os bancos e possam acessar o crédito de forma consciente e bem orientada pelas instituições.

A analista do Sebrae, Rosânia Lima, salientou que, a cada edição, o Seminário de Crédito traz novidades para que os empresários possam, conhecendo o seu negócio, decidir se é ou não momento para buscar financiamento para capital de giro ou mesmo para investimentos, de forma segura.

Galeria