Notícias

Afonso Gonzaga presidirá o Fórum de Fundição do BRICS no Brasil

O objetivo do Fórum é aproximar e disseminar a tecnologia de fundição existente dentro do Bloco Econômico

Os países que compõem o Bloco Econômico do BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul propuseram a criação de um Fórum destinado especificamente ao setor de fundição, num encontro realizado na Espanha, em 2010. Já no ano seguinte acontecia no BRASIL o I Fórum de Fundição do BRICS.

O objetivo do Fórum é aproximar e disseminar a tecnologia de fundição existente dentro do Bloco Econômico, aproveitando-se as vantagens competitivas de cada país e discutindo-se soluções comuns para os problemas que afetam as fundições.

O Fórum é anual e acontece  de forma alternada nos países do BRICS, sempre em paralelo a um evento internacional da associação local, que representa o setor.

Em setembro de 2015, por ocasião do V Fórum BRICS Rússia, foi criada a BRICS-FA, BRICS Foundry Association, Associação de Fundição dos países BRICS, com sede inicialmente, junto da CFA – Associação Chinesa de Fundição, em Beijing–China. Nos seus objetivos foi enfatizada a criação de um programa de cooperação técnico visando novas tecnologias e inovação na Indústria da fundição, bemcomo a busca de soluções comuns para os problemas das fundições dos países BRICS, como ações para preservação do meio ambiente.

Para o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste e presidente da Associação Brasileira da Fundição – ABIFA, Afonso Gonzaga, o evento proporciona grande visibilidade internacional para o setor: “sendo o Fórum parte integrante da agenda do BRICS demonstra a importância da fundição para o mercado global, além de ampliar as possiblidades de geração de negócios, como também o acesso a novas tecnologias e, consequentemente,   maior competividade para o segmento”, afirma.

O 8º Fórum do BRICS acontecerá em 2018 em Gandhinagar, Ahmedabad, Índia, de 9 à 12 de janeiro de 2018, paralelo a realização do 66o Congresso e Feira de Fundição da Índia e o 9º Fórum será em 2019 no Brasil, junto à  FENAF/CONAF, quando o Sr. Afonso Gonzaga assume a presidência do Fórum.

ABIFA2.jpg 

 

  Programação dos próximos Fóruns:

 2017 – Fórum na África do Sul, Presidente – Takalani Madzivhandila, (ex-presidente da SAIF – África do Sul)

2018 – Fórum na Índia, Presidente -  Amish Panchal – (presidente do IFF - Índia)

2019 – Fórum no Brasil -  Presidente -  Afonso Gonzaga – (presidente da ABIFA -  Brasil)

2020 –  Fórum na Rússia – Presidente – Prof. Ivan Dibrov  (presidente da RAF - Rússia).