Notícias

Afonso Gonzaga se reúne com empresários e lideranças em café na FIEMG

Encontro marcou a despedida do líder associativista que esteve à frente da Presidência da FIEMG Regional por 16 anos

Afonso Gonzaga, Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste de 2002 a 2018 se despediu do cargo na manhã de hoje (24), em um café no auditório da entidade, onde recebeu empresários, autoridades regionais, lideranças, representantes de entidades de classe e imprensa.

Na ocasião, Gonzaga fez um balanço dos 16 anos como Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, cuja atuação foi pautada em três pilares fundamentais: Educação profissional e competitividade industrial; Defesa dos interesses da indústria; e Desenvolvimento regional.

Dentre várias conquistas da gestão de Afonso Gonzaga apresentados no encontro, destaca-se a ampliação das Unidades do SENAI na Região, que saltou de duas em 2002 para onze até 2018. “Nossa gestão foi alicerçada no desenvolvimento e execução de projetos e ações que fortalecessem a economia do Centro-Oeste Mineiro, com intuito de aumentar os níveis de competitividade das indústrias, refletindo, de maneira singular, no desempenho de toda a cadeia produtiva da nossa região”, afirmou o Presidente. Para tanto, foram investidos em obras e equipamentos mais de R$135 milhões, representando um custeio na ordem de R$ 36 milhões por ano. Nesse período foram certificadas aproximadamente 150 mil pessoas para o mercado de trabalho.

Para o empresário Valdomiro Pereira do Carmo, proprietário da Plasdil, indústria de embalagens flexíveis, no mercado há 40 anos, Afonso Gonzaga é um visionário, conhecedor das necessidades empresariais e com meios para atender às suas demandas. “Certa vez, faltava mão de obra específica de impressores, procurei a FIEMG e o Afonso abriu um curso para formar esses profissionais; foi inédito no Estado”, contou.

O proprietário da Rede de Supermercados ABC, que tem 36 anos de história e está presente em 23 cidades, Valdemar Amaral, também estava presente no evento e prestou sua homenagem a Afonso. Para o empresário, Gonzaga é um exemplo de líder que, pelo conhecimento adquirido ao longo da vida, atuando junto ao associativismo, atrelada à habilidade de unir entidades, sindicatos e associações, transformou o desenvolvimento de Divinópolis e região. “Afonso é um grande homem. A região não pode perdê-lo. Não conheço ninguém nesse nível, que tem bons relacionamentos, consegue trazer inovação e desenvolvimento. Não sei onde estaríamos se não tivéssemos contado com seu empenho para nossa região durante esses anos”, enfatizou.

De acordo com Afonso Gonzaga, após 16 anos à frente da FIEMG Regional, apresentando resultados que transformaram o desenvolvimento do Centro-Oeste, a sensação é de dever cumprido. “Nosso objetivo sempre foi o de contribuir com o aperfeiçoamento industrial e buscar a melhoria das condições socioeconômicas da nossa região. Temos a certeza de que não fizemos tudo que seria necessário, mas que fizemos tudo que foi possível. Desejamos sucesso à nova Diretoria”, finalizou.

A nova Diretoria da FIEMG Regional Centro-Oeste será empossa na noite de hoje (24) na Sede da Federação em Belo Horizonte.

 

IMG_1528.JPG

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste