Notícias

Café Empresarial discute Gestão e Sucessão em empresas familiares

Dando continuidade à agenda de cursos desenvolvida no início do ano, a FIEMG Regional Centro-Oeste oferece, no mês de setembro, o Curso “Empresa Familiar e o Planejamento Sucessório”.

A FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Centro-Oeste realizou, no último dia 28, o Café Empresarial “Você já pensou na gestão e na sucessão da sua empresa familiar?”. O evento recebeu empresários de Divinópolis e região que acompanharam a palestra do professor Marcos Roberto Gomes, que também vai ministrar um curso sobre o tema, no próximo mês, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste.

Durante sua apresentação o palestrante apresentou dados sobre a situação das empresas familiares no Brasil. Segundo Gomes, 90% das empresas não estatais são familiares e apenas 15% delas sobrevivem a partir da 3ª geração. Para o professor, algumas questões precisam ser levadas em consideração para garantir a boa gestão e a sucessão da empresa familiar, como a criação de um fórum ou conselho de discussões; a profissionalização dos cargos, independente do parentesco; a priorização do embasamento jurídico na tomada de decisões, através da elaboração de contratos sociais e acordos societários, entre outros tópicos. Gomes destacou a criação de regras claras para remunerações e retiradas, como um dos assuntos que precisam de maior atenção. “A mistura da gestão financeira da empresa com a vida pessoal é o principal fato que dificulta o crescimento e manutenção da empresa familiar”, enfatizou.

Ana Carolina Costa Santos e Guimarães é administradora e está à frente do negócio da família, o Bazar 70, loja que está no mercado há 42 anos. A empresária comentou que o maior desafio enfrentado na gestão da empresa familiar é manter clientes fiéis e conquistar novos. “Queremos modernizar, evoluir no modo de administrar, mas sem perder a tradição, a conduta que nosso pai vinha realizando, que deu certo por tanto tempo”, afirmou.

Curso

Dando continuidade à agenda de cursos desenvolvida no início do ano, a FIEMG Regional Centro-Oeste oferece, no mês de setembro, o Curso “Empresa Familiar e o Planejamento Sucessório”. O treinamento tem como objetivo apresentar diretrizes a serem seguidas no planejamento sucessório da empresa e abordará as diferentes formas de planejamento presentes no mercado, destacando seus pontos positivos e as vantagens da constituição de uma holding familiar para o controle patrimonial.  

As inscrições já estão abertas e os interessados podem procurar a sede da entidade, ou entrar em contato pelo telefone (37) 3690-4400, ou através do e-mail cursosreg-co@fiemg.com.br.

O Professor

Marcos Roberto Gomes é professor universitário, profissional com formação em Ciências Econômicas, especialização em Gestão Financeira, MBA em Gestão Empresarial,  Mestre em Administração e membro da Sociedade Brasileira de Coach.

O instrutor tem ampla vivência em consultoria e treinamentos empresariais, trabalhando nas áreas de planejamento estratégico e comercial, atendimento a clientes, desenvolvimento de líderes, formação de equipes e atendimento de Coaching.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste