Notícias

Coletiva na FIEMG apresenta balanço geral do MVB

FIEMG, SEBRAE e SINVESD apresentaram números positivos alcançados com a 1ª edição do evento em Divinópolis

Profissionais da imprensa de Divinópolis estiveram na tarde da última sexta-feira (24), na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, onde participaram de uma coletiva com representantes da FIEMG, SEBRAE e SINVESD. A pauta foi o balanço geral do Minas Veste Brasil (MVB) e o impacto que o evento trouxe para a economia da cidade.

De acordo com o Analista do SEBRAE-MG, Guilherme Rabelo, o evento alcançou a expectativa dos organizadores e gerou mais de R$ 5 milhões em volume de negócios concretizados dentro da feira, além de vendas efetivadas em outras confecções da cidade. O número de compradores também superou o esperado e quase dobrou em relação à última edição, realizada em Belo Horizonte; mais de 700 lojistas vão expor os produtos de Divinópolis em diversos estados do Brasil, como Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Bahia, Roraima e Rio de Janeiro.

Ainda segundo dados do SEBRAE, o custo para realização do MVB em Divinópolis representou cerca de 15% de economia em relação às demais edições realizadas na capital e injetou mais de R$ 2 milhões em outros setores, como rede hoteleira, transporte, alimentação, lazer e entretenimento, além da estrutura e montagem da feira. Para o Gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do SEBRAE-MG, Rodrigo Ribeiro Pereira, confecções de Divinópolis que ainda não tinham visibilidade fora de Minas ganharam mercado em vários estados do país. “Nosso produto hoje desponta e ganhou notoriedade no cenário nacional”, comemorou.

O Presidente do SINVESD – Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis, Marcelo Marcos Ribeiro, fez questão de agradecer o apoio da imprensa na cobertura e divulgação do MVB e destacou a importância das parcerias com as entidades para a concretização da feira em Divinópolis. O empresário citou ainda o impacto do evento no otimismo do setor confeccionista. “Já temos retorno de empresários que estão contratando pessoal, comprando maquinário, empresas com produção comprometida para os próximos 2 meses; tudo isso é resultado da feira”, enfatizou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, o sucesso do MVB consagra o momento otimista pelo qual passa a economia da região e reforça a importância do Polo Confeccionista de Divinópolis no desenvolvimento do Centro-Oeste. “Vivemos um momento promissor; tivemos um aumento nas exportações na região, com relação a 2016, de quase 60%; e os números positivos alcançados com o MVB reforçam o quanto a confecção de Divinópolis é relevante para a economia em termos de produção e empregabilidade”, pontuou.

A próxima edição do Minas Veste Brasil já tem data prevista para acontecer, será no mês de agosto, em Divinópolis.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste