Notícias

Construindo Juntos

Encontros entre Diretores e gerentes do Sistema FIEMG do Centro-Oeste promovem integração das unidades

Os diretores e gerentes de unidades do SESI, SENAI e FIEMG Regional, que compõem o Sistema FIEMG na Região Centro-Oeste de Minas inovaram o método de trabalho com a criação de uma série de reuniões itinerantes.  Os encontros acontecem de forma sistêmica, mensalmente, em cada uma das unidades, com o intuito de estreitar os laços entre as diferentes áreas de atuação da entidade e fortalecer o grupo que atua na Região.

O primeiro encontro, chamado de “Rosa de Prosa Regional” aconteceu na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste no mês de junho; a segunda reunião foi realizada no SENAI de Nova Serrana e contou com a participação de Átila Costa (Gerente da FIEMG Regional Centro-Oeste), Carlos Eduardo da Silveira (Diretor do SENAI Arcos), Cristiano Jácome (Diretor do SENAI Divinópolis/Formiga/Carmo do Cajuru), Pedro Paulo (Diretor do SENAI/CETEF Itaúna), Jânua Colei (Diretora do SESI Divinópolis), André Rufino (Diretor do SENAI Pará de Minas), José Euzébio Dias (Diretor do SENAI Santo Antônio do Monte/Cláudio/Itapecerica), Hernani da Silva Carvalho (Diretor do SENAI Nova Serrana), Evandro de Oliveira (Gerente do Núcleo de Manutenção de Equipamentos do SENA DR/MG) e Sara Cristina Silva de Souza (Diretora do SENAI Itaúna).

O Gerente do SENAI de Divinópolis, Cristiano Jácome explicou que a ideia nasceu após um treinamento realizado na Sede da FIEMG, em Belo Horizonte, cujo foco era a melhoria dos processos. Jácome conta que, naquele encontro, percebeu-se que as unidades da Regional Centro-Oeste desenvolviam várias ações e projetos que poderiam contribuir para melhorar os processos nas unidades. “Integrando ainda mais o trabalho, teremos resultados maiores e mais favoráveis”, defendeu.

Objetivos e Vantagens

Cristiano Jácome explica ainda que o objetivo das reuniões é discutir o projeto “Nossa Causa”, compartilhando ações efetivas de melhoria dos processos. Por consequência, diversas vantagens são alcançadas, como o aumento do nível de proximidade das unidades, redução de custos e melhor divulgação dos produtos da FIEMG.

Hernani da Silva Carvalho, Diretor do SENAI de Nova Serrana defendeu a importância da “Roda de Prosa Regional” para o alinhamento entre as unidades. “É importante trocar experiências e propostas de melhorias, que venham a atender todas as unidades, de forma conjunta”, afirmou.

Átila Costa, Gerente da FIEMG Regional Centro-Oeste ressaltou a importância dos encontros. “O Sistema FIEMG é uma entidade única e por isso a interação entre suas unidades é fundamental para realizarmos um bom trabalho em prol do desenvolvimento do setor industrial”, finalizou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, a iniciativa corrobora com o Projeto Nossa Causa, cujo objetivo é trabalhar pelo setor industrial. Segundo Gonzaga, os encontros representam uma ação estratégica com intuito de fortalecer as unidades da região para que a contribuição à indústria mineira seja fortalecida. “Cada ação que desenvolvemos é com o mesmo objetivo: o de gerar resultados que promovam o aumento da competitividade da indústria e o crescimento do setor”, afirmou.

Próximas reuniões

Os encontros acontecem na última quinta-feira de cada mês e a próxima reunião está prevista para ser realizada em Pará de Minas.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste