Notícias

Coordenadores dos Sindicatos da região participam de treinamento na FIEMG

Foram trabalhadas as 5 competências levantadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

O Workshop “Desenvolvendo as Competências do Coordenador Sindical” foi realizado na última terça-feira (01), na Sede da FIEMG Regional Centro-Oeste e contou com a participação de representantes do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (SINDINOVA), Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (SINVESD),Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de MG (SINDIEMG), Sindicado das Indústrias Siderúrgicas do Centro-Oeste de Minas (SINDIGUSA), Sindicato das Indústrias de Cal de Formiga e Região (SINDICAL), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Formiga (SINDVESF), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI) e Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (SINDIMOV).

O objetivo do encontro foi desenvolver as competências do coordenador para aprimorar sua atuação como gestor à frente dos Sindicatos. Foram trabalhadas as 5 competências levantadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em conjunto com as Federações, que são Relacionamento, Comunicação, Gestão do Negócio, Liderança e Representação de Interesses.

O treinamento foi ministrado pelo Psicólogo, pós-graduado em Gestão de Pessoas, Arthur Rocha Fonseca, que definiu o papel do coordenador sindical como um intermediador entre o Sindicato e os seus associados. Para o consultor, o gestor precisa identificar maneiras mais estratégicas de trabalhar com esses dois públicos, de forma a atender tanto o presidente do sindicato, com visão política e institucional, quanto o empresário, com interesses objetivos voltados para o negócio. “Ele precisa ter uma capacidade de visão sistêmica e de relacionamento, boa capacidade de comunicação, para conseguir influenciar de maneira positiva e orientar o presidente, além de se mostrar relevante para os associados”, explicou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, os Sindicatos têm o papel de promover o fortalecimento setorial por meio do apoio e representação de seu associado, por isso, é importante que o os coordenadores sejam capacitados para exercer bem sua função. “A Federação busca constantemente, oferecer treinamentos para aprimorar o trabalho dos gestores sindicais e assim garantir a defesa de interesses da indústria”, finalizou.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste