Notícias

Escola Móvel capacita quase 500 pessoas em Perdigão

A tenda tem 800m²e atua desde 2011 por todo estado de Minas

A tenda da Escola Móvel SESI/SENAI esteve em Perdigão, no Centro-Oeste de Minas por 30 dias e formou 464 pessoas nos 9 diferentes cursos, oferecidos gratuitamente para a população.

Os cursos de Mecânica de Motos, Costureira, Eletricista Predial, Confeiteiro e Pedreiro de Alvenaria tiveram carga horária de 80 horas; os Cursos de Educação Continuada, de 20 horas, qualificaram nas áreas de Atendimento ao Cliente, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretariado e Auxiliar Administrativo.

Na noite de ontem (06), foi realizada a Cerimônia de Formatura que contou com a presença da Gerente do Programa, Joana d’Arc Oliveira Furtado, do Gerente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Átila Costa, na ocasião, representando o Presidente, Afonso Gonzaga, do Gerente Regional das Unidades SESI/SENAI, Rodrigo Morato, do Gerente do SENAI de Nova Serrana, Rômulo Maciel Gomes, do Prefeito da cidade, Gilmar Teodoro, além de familiares dos formandos, instrutores e autoridades locais e regionais.

O programa teve início em 2011 e até o momento, quase 50 mil alunos aprenderam um ofício. De acordo com a Gerente do programa, os cursos abordam conteúdo teórico e prático e ensinam ainda postura profissional, importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI´s), cuidado com material de trabalho, entre outras particularidades. “Aqui formamos pessoal capacitado não apenas tecnicamente para o mercado de trabalho; nossos cursos oferecem um diferencial competitivo para os participantes disputarem no mercado, sobretudo, com a chancela do SESI/SENAI/FIEMG, que pode abrir portas”, enfatizou Joana d´Arc.

Leonora Aparecida Tobais dos Santos, de 50 anos fez o curso de Pedreiro de Alvenaria e diz que pretende usar o conhecimento adquiro para aumentar a renda familiar. “Quem faz esse curso aprende de verdade porque colocamos em prática tudo que é ensinado na sala de aula. Já pretendo fazer uma reforma na minha casa e fazer bicos de pedreira para aumentar minha renda”, afirmou.

O Prefeito da Perdigão, Gilmar Teodoro, agradeceu a parceria com o Sistema FIEMG e destacou a importância do programa para Perdigão. “Nosso dever é unir forças pela coletividade e essa parceria com a FIEMG é uma semente que vai gerar frutos e que vamos colher através de resultados efetivos em nossa cidade”, afirmou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, o Programa Escola Móvel atua como agente transformador da sociedade, já que desenvolve habilidades, promove o empreendedorismo e a iniciação profissional. “A Federação cumpre seu papel de capacitar mão de obra para a indústria e para toda cadeia produtiva. Esses formandos estão preparados para agregar valor ao seu ofício ou abrir seu próprio negócio e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade e da região através do trabalho”, finalizou Gonzaga.

De julho a setembro deste ano, o Programa Escola Móvel estará em outras 10 cidades do Centro-Oeste: São Sebastião do Oeste, Florestal, Divinópolis, Itaguara, Papagaios, Bom Despacho, Formiga, São Gonçalo do Pará, Cedro do Abaeté e Pará de Minas.

 IMG_9641.JPG

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste