Notícias

FIEMG incentiva ecoeficiencia nas indústrias

Através de vistas às indústrias, equipe de Meio Ambiente vai dar orientações aos empresários

Dando continuidade ao Programa Minas Sustentável, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com intuito de apoiar, motivar e capacitar a indústria mineira a adotar processos produtivos mais sustentáveis, a Regional Centro-Oeste, através de sua equipe de Meio Ambiente vai visitar as indústrias que participam do programa e dar orientações para que o empreendimento adote estratégias que garantam a ecoeficiência do negócio.

De acordo com o Analista Ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, o objetivo das visitas é orientar para que as indústrias possam produzir mais com o menor impacto possível ao meio ambiente, minimizando o consumo de matérias-primas e otimizando o uso de energia. Para esta etapa do programa, será apresentado um relatório referente ao consumo de energia da indústria, no qual constarão informações como: gasto médio mensal com energia elétrica, quantidade e tipos de lâmpadas, investimento necessário para substituição por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), tempo esperado de retorno do investimento e economia alcançada ao longo do ano. O material, com dados, levantamentos e gráficos será entregue ao empresário, com orientações dos próximos passos a seguir para adotar uma cultura ecoeficiente. “Depois da entrega desse diagnóstico, serão identificadas as boas práticas que deverão ser aplicadas na empresa com definição de um plano de ação. Os custos para as adaptações variam de acordo com o tamanho da empresa. Já as ações podem começar com medidas básicas e mais baratas na relação custo-benefício”, explicou.

Túlio destacou ainda que a troca de lâmpadas menos econômicas e poluentes por lâmpadas de LED, por exemplo, pode trazer uma economia de até 70% os gastos de sua empresa com iluminação. “Elas consomem menos energia e não possuem metais tóxicos, têm baixa manutenção, alta durabilidade e não exigem descarte especial”, esclareceu.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, com o programa, a FIEMG cumpre seu papel de incentivar o desenvolvimento sustentável da indústria mineira. “Com o Minas Sustentável, o empresário conta com uma ferramenta de gestão ambiental que lhe permite produzir mais com menor quantidade de recursos, tornando o negócio ecoeficiente e aumentando sua competitividade”, ressaltou.

Indústrias que ainda não participam do Programa Minas Sustentável e têm interesse em receber a visita da equipe técnica, devem procurar a FIEMG Regional Centro-Oeste para agendamento. O atendimento é gratuito.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste