Notícias

FIEMG RCO apoia realização do Circuito Mineiro de Compras Sociais

O encontro recebeu micro e pequenas indústrias alimentícias, empreendimentos rurais, agroindústrias e cooperativas da agricultura familiar

A FIEMG Regional Centro-Oeste recebeu, na última quarta-feira (22), a 2ª edição do CMSM – Circuito Mineiro de Compras Sociais, evento organizado pela AMIS – Associação Mineira de Supermercados, em parceria com o Governo do Estado através da SEEDIF – Secretaria Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais e ACID – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis.

O encontro recebeu micro e pequenas indústrias alimentícias, empreendimentos rurais, agroindústrias e cooperativas da agricultura familiar de Divinópolis, região Centro-Oeste e outras cidades do Estado. Na ocasião, os empresários receberam treinamento técnico para expor seus produtos no SEVAR 2017 – Super Encontro Varejista, que será realizado nos dias 29 e 30 de março, no Espaço Da’Vinci, em Divinópolis.

De acordo com a Gerente de Desenvolvimento Profissional da AMIS, Simone Guedes, o objetivo do encontro é fomentar o desenvolvimento econômico social, incentivando e capacitando o pequeno negócio a tornar-se um importante canal de vendas para o setor varejista. “O Circuito dá orientações ao empresário de como estruturar seu negócio para participar de uma feira, como negociar com grandes supermercados e assim agimos como facilitadores do acesso dessas pequenas empresas aos grandes varejistas”, explicou.

O Vice-Presidente Regional da AMIS e proprietário dos Supermercados Candidés em Divinópolis, Gilson Teodoro Amaral, defendeu que é papel da AMIS contribuir para o desenvolvimento local através de apoio e incentivo aos produtores da região. “É importante vermos produtos da região nas gôndolas dos nossos supermercados. Isso é geração de emprego e renda e fomento à nossa economia; todo mundo ganha com esse movimento”, reforçou. O empresário citou ainda a necessidade de mais apoio por parte do Governo do Estado através de incentivos fiscais para facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos aos grandes supermercados. Opinião compartilhada também pelo proprietário dos Supermercados ABC, Valdemar Amaral, que esteve no encontro e falou para os participantes.

SEVAR

Este ano será a 17ª edição do SEVAR Centro-Oeste, que contará com programação extensa de palestras, visitas técnicas e feira. O encontro acontece nos dias 29 e 30 de março e contará com 30 expositores, destes, pelo menos 7 foram selecionados a partir do CSMS realizado na FIEMG Regional CO.

Para a proprietária da empresa de alimentos funcionais Pão da Mata, Ira Araújo, que é ex-aluna do Curso de Panificação do Senai Divinópolis, ações como o Circuito e o SEVAR funcionam como uma vitrine para que as pequenas empresas possam apresentar seus produtos, além de capacitar os gestores acerca de questões técnicas exigidas para essa entrada no mercado dos grandes varejistas. “O negócio de pequeno porte tem dificuldade de inserção no mercado. Temos qualidade, produto e preço, mas não temos o nome fortalecido. Eventos como este promovem intercambio com demais empresários e pode nos abrir portas”, pontuou.

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga ressaltou a necessidade da abertura de mercado para as micro e pequenas empresas da região, com intuito de fomentar o desenvolvimento econômico do Centro-Oeste Mineiro. “É importante que as entidades de classe, apoiadas pelo Governo do Estado se unam em busca de estimular o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócio das empresas mineiras”, finalizou.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste