Notícias

Indústria 4.0 é tema de workshop na FIEMG

No encontro foram discutidos os impactos gerados pela quarta revolução industrial, suas novidades, oportunidades e desafios para as empresas mineiras

A era da internet industrial já começou em muitos países, puxada pela Alemanha, com máquinas inteligentes, conectadas e grande digitalização de informações, com a Internet das Coisas (IoT).

Para debater sobre o tema, a FIEMG Regional Centro-Oeste recebeu, na manhã da última quarta-feira (07), empresários, engenheiros, consultores e estudantes para o workshop Indústria 4.0, com o especialista em engenharia de projetos industriais, produção automobilística e gerente de Educação para Indústria do SENAI, Ricardo Aloysio e Silva. No encontro foram discutidos os impactos gerados pela quarta revolução industrial, suas novidades, oportunidades e desafios para as empresas mineiras.

De acordo com o palestrante, a digitalização industrial é o primeiro passo para a indústria entrar nesse novo patamar. “A indústria nacional para ser competitiva terá que fazer a transição para a indústria 4.0, utilizando tecnologias digitais para fazer crescer seus negócios fabricando produtos mais inteligentes e com processos mais autônomos prevendo e reagindo a mudanças, aumentando a produtividade e diminuindo os desperdícios”, salienta Ricardo Aloysio e Silva. 

Ainda segundo Aloysio, esse processo de evolução da indústria passa por 3 etapas importantes, conscientização, implantação e formação de mão de obra, cujo papel do Sistema FIEMG é primordial para serem alcançadas. “A Primeira etapa estamos fazendo hoje, conscientizando os empresários para que entendam os desafios e oportunidades com a Indústria 4.0; a segunda é o apoio e expertise do Sistema FIEMG, através do SENAI, que vai ajudar o empresário a implantar a solução que vai que vai trazer diferencial competitivo ao seu negócio; a terceira e mais importante é a formação da mão de obra, tanto dos novos profissionais que serão admitidos, quanto de quem já atua na indústria”, explicou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, a Indústria 4.0 é uma realidade para a qual os empresários precisam se preparar. “É uma revolução que já está acontecendo e a indústria precisa estar pronta para as novas tecnologias que certamente irão agregar valor competitivo ao setor”, defendeu.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste