Notícias

PCIR e SEBRAE orientam ceramistas de Igaratinga

Workshop esclareceu as mudanças na NBR 15270 e alteração na Legislação Ambiental Cerâmica Vermelha

Empresários das indústrias do setor de Cerâmica Vermelha, do município de Igaratinga e Região participaram, dia 24 de abril, de um Workshop com orientações sobre as principais mudanças na NBR 15270 e as alteração na legislação Ambiental.

O eventofoi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), em parceria com o SEBRAE, Sindicato das Indústrias de Cerâmica para a Construção de Olaria no Estado de Minas Gerais (SINDICER/MG) e contou com o apoio do SENAI.

Na oportunidade, 20 empresários que compõem o Polo Ceramista da Região Centro-Oeste de Minas e dos municípios de Matozinhos e São José da Lapa – Região Metropolitana de BH foram orientados através de palestras técnicas sobre as principais mudanças ocorridas na NBR 15270, em novembro de 2017, relacionadas às diretrizes normativas de blocos e tijolos cerâmicos.

Durante o Workshop os empresários apresentaram dúvidas que foram sanadas pelo Técnico Ceramista do SENAI, Hudson Otávio Gonçalves Elias. Houve também esclarecimentos acerca da Legislação Ambiental específica para o setor, com o Analista Ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá.  

O empresário Ralph Luiz Perrupato, da Cerâmica Parapuan, participou do treinamento e destacou que a importância do Workshop na atualização em relação às recentes mudanças na Legislação Ambiental. “Ainda tivemos tempo para um bom bate papo sobre os problemas que afetam o setor para alinharmos juntos, ações que possam contribuir para nosso crescimento sustentável”, finalizou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, as ações do PCIR fortalecem o setor de cerâmica vermelha e contribuem com o aumento de sua competitividade. “Com estes treinamentos, os empresários são capacitados a fazer uma gestão mais eficiente dos seus negócios, o que reflete em todo desenvolvimento do setor ceramista de Igaratinga e região”, enfatizou.