Notícias

Programa de Apoio à Competitividade é lançado em Igaratinga

Um grupo de 15 ceramistas da região receberão consultorias para melhoria na gestão financeira, vendas e acesso ao mercado

Indústrias de cerâmica vermelha de Igaratinga e região vão participar do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). O lançamento oficial ocorreu dia 06 de março, com a palestra “Cenário Econômico e Perspectivas de Crescimento, ministrada pela Assessora Econômica do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUCON), Ieda Vasconcelos.

O programa tem por objetivo apoiar a competitividade das micro e pequenas indústrias por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

De acordo com o Analista de Projetos da Gerência de Projetos para a Indústria do Sistema FIEMG, Ramon Martins Cassemiro de Amorim, um grupo de 15 ceramistas da região receberão consultorias para melhoria na gestão financeira, vendas e acesso ao mercado. “O PROCOMPI atua por meio de ações coletivas a partir da demanda empresarial, considerando os desafios e oportunidades identificadas. O programa para cerâmica vermelha tem o foco na melhoria da gestão empresarial adequada à estratégia de vendas para cada empresa participante”, explicou.

O Polo Ceramista é formado principalmente por indústrias nos municípios de Igaratinga, Pará de Minas, Maravilhas, Papagaios, Itaúna e Pitangui. Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, esta é uma grande oportunidade para que os empresários do setor conheçam instrumentos que possam contribuir para a melhor gestão dos seus empreendimentos. “Com as ações propostas, os empresários terão um novo olhar sobre seu negócio, conhecendo novas estratégias de mercado e, consequentemente, alcançando um ganho de competitividade”, enfatizou.

O PROCOMPI é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste