Notícias

Programa de Competitividade Industrial da FIEMG será implantado em Nova Serrana

O estudo tem por objetivo aprimorar o conhecimento sobre as potencialidades e desafios do polo

O Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), em parceria com o SINDINOVA – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana realizará a atualização do Perfil Industrial do Polo Calçadista de Nova Serrana.

O estudo tem por objetivo aprimorar o conhecimento sobre as potencialidades e desafios do polo, tendo como maior propósito apoiar o empresário do setor com informações estratégicas.

A primeira edição do Perfil Industrial foi publicada em 2010, quando o Polo se destacava na produção de calçados esportivos; atualmente, o produto principal de Nova Serrana é o calçado feminino. “De lá para cá, muita coisa mudou em nosso polo; ampliamos nosso mix de produtos e nos tornamos mais competitivos. O perfil Industrial nos indicará, com precisão estatística, quais foram essas mudanças e nos ajudará a impulsionar nossa cidade e região a possíveis investidores”, garante o presidente do SINDINOVA, Pedro Gomes da Silva.

Ainda no mês de junho, a equipe do PCIR entrará em contato com empresários do Polo para a próxima etapa do programa, que é a realização de entrevistas para levantamento de dados.

O que é o PCIR

Criado em 2013, o Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) parte da premissa de identificar os principais pontos críticos que afetam os setores mais dinamizadores da economia de Minas e apresentar ações de curto, médio e longo prazo. As medidas são propostas a partir de um diálogo entre a indústria, formuladores e geradores de políticas públicas de interesse industrial, centros de pesquisa e tecnologia, demais entidades de apoio à indústria e universidades.

 

Fonte: www.sindinova.com.br