Notícias

Programa de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas Indústrias é lançado na FIEMG

O programa tem como objetivo, divulgar e orientar as empresas para obtenção de regularização dos procedimentos de segurança contra incêndio e pânico nas indústrias

Foi realizado, na manhã de ontem (23), o lançamento do Programa de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas Indústrias, uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por intermédio da Regional Centro-Oeste, em parceria como Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

Estavam presentes no evento, o Coronel Marcus José Tibúrcio Lima, que é Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e ministrou a palestra de lançamento do programa, representantes da FIEMG, empresários, engenheiros, técnicos em segurança, projetistas e militares do Corpo de Bombeiros.

O programa tem como objetivo, divulgar e orientar as empresas para obtenção de regularização dos procedimentos de segurança contra incêndio e pânico nas indústrias.

A palestra abordou o procedimento para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (ACVB) e para obtenção do Certificado de Funcionamento Provisório; a tramitação de processos por meio do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (INFOSCIP) e por meio do Sistema Integrado da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Foram apresentados os benefícios para o empreendimento ao adquirir o AVCB, etapas do licenciamento e necessidade de reforçar a cultura da prevenção.

De acordo com o Coronel BM Marcus José Tibúrcio Lima, a Portaria nº 29, de 2 de junho de 2017 estabelece critérios que simplificam os procedimentos para licenciamento e início das atividades empresariais. Ainda segundo o Coronel, a parceria com a Federação, que levará o programa a todo estado, vai facilitar a abertura de novas empresas e a regularização de empreendimentos já em funcionamento. “Com esse programa, viabilizamos canais de comunicação que permitem que as pessoas acessem as informações e regularizem seus negócios através das medidas de facilitação. Esse alinhamento é muito importante; antes da Portaria, muitos empresários deixavam de se legalizar por não saberem os procedimentos necessários junto ao Corpo de Bombeiros.”, explicou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, a parceria entre a Federação e o Corpo de Bombeiros reforça a cultura da prevenção e da saúde e segurança dentro das indústrias, além de agilizar que novos empreendimentos estejam aptos a funcionar. “Nosso objetivo é desburocratizar e facilitar a obtenção dos procedimentos de segurança, sem que haja aumento do risco para os imóveis”, afirmou.

 

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste